O 4º Drive-Thru da Reciclagem começou na última quinta-feira (28) e termina neste sábado (30) em Campo Grande, às 20h. Com objetivo de conscientizar a população sobre o descarte de lixo, o espaço promove uma agenda cheia de atividades educativas nos altos da Afonso Pena. Com coleta de lixo, gratuitas, palestras, desfiles e programação cultural, o Drive tem o foco nas práticas sustentáveis e .

A ação acontece durante a Semana Lixo Zero Brasil e dá sequência às ações do FAC (Fundo de Apoio às Comunidades). De acordo com a idealizadora, Ana Cristina Franzoloso, embaixadora do Lixo Zero em Mato Grosso do Sul, ela criou o Drive-Thru da Reciclagem para fazer os descartes corretos e promover a educação com esse novo consumo.

4º Drive-Thru da Reciclagem
Ana Cristina Franzoloso (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

“Junto com a coleta, nós fizemos o ambiente de empreendedorismo para fomentar produtos e serviços, entretenimento e também estamos trazendo ambiente de cultura, com sarau e desfile de moda sustentável. E tem também o nosso social, que a gente evidenciou o com a doação de lenços”, disse Ana Cristina.  

Interessados também podem se dirigir aos demais representantes para entender sobre as mais variadas vertentes da sustentabilidade e maneiras de aplicá-la no dia a dia. Segundo Luiz Sérgio de Oliveira, encarregado por falar dos benefícios da energia solar, cada vez mais pessoas estão à procura do recurso.

“A energia solar é o carro-chefe que está tendo na parte de economia do país. Cresceu mais de 80% no último mês depois dessa crise hídrica a parte sustentável e financeira com a energia solar se tornou muito mais viável. O público hoje está vindo atrás”, disse.

Todos os tipos de lixo estão sendo recolhidos no local: papel, plástico, vidro, tecidos, óleo usado, eletrônicos, sucata de ferro e tudo que tiver. Doações também estão sendo recebidas. Conforme a equipe responsável pela coleta, o material mais descartado é o lixo eletrônico.

4º Drive-Thru da Reciclagem
Lixo eletrônico é o mais descartado no local (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

 

Programação 4º Drive-Thru da Reciclagem

  • 16h:  desfile de moda sustentável;
  • 17h30: Sarau Cultural até 20h;
  • Oficina de compostagem até 18h;
  • Oficina “Cura Através das Plantas” até o fim do dia;
  • Exposição carros da PRF;
  • Feiras.
4º Drive-Thru da Reciclagem
Coleta no 4º Drive-Thru da Reciclagem (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)