O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde) anunciou nesta sexta-feira (24), durante a transmissão ao vivo do boletim epidemiológico da Covid-19, a chegada de 10 mil testes da doença (modelo RT-PCR – biologia molecular) e que foi habilitado pelo Ministério da Saúde para instalação de 60 novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva), conforme publicação nesta sexta no DOU (Diário Oficial da União).

Segundo Resende, parte dos testes RT-PCR serão encaminhados ao drive-thru de Dourados, que começa a funcionar na segunda-feira, e também ao de Três Lagoas, cidade que assumiu a vice-liderança em casos de Covid-19 em MS. Resende também anunciou que está concluindo o precesso de compra de mais 15 mil testes.

“Recebemos treinamento para manuseio desses testes. Serão 30 testes, três vezes por semana, em Dourados. E 20 testes, duas vezes por semana, em Três lagoas. Queremos ampliar [o número de testes] para a população para que tenhamos quadro real da pandemia em MS”, declarou.

Leitos de UTI

Resende também destacou a habilitação de 60 leitos, dos 211 que devem ser acrescidos no total de UTI já existentes em MS para dar suporte a pacientes graves, caso o Esatdo contabilize crescimento no contágio. As portarias contemplam leitos em , Costa Rica, Sidrolândia, Bataguassu, Três Lagoas, Chapadão do Sul e (confira a tabela abaixo).

SES anuncia chegada de 10 mil testes de coronavírus e habilitação de 60 leitos de UTI em MS

Resende também destacou que MS foi um dos primeiros estados a encaminhar documentos para habilitação de mais de 90 leitos, que devem ser instalados em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e em outros municípios. O secretário prometeu para domingo o mapa das habilitações já existentes.

“Esses 211 leitos de UTI equivalem a 42% a mais da capacidade antes da pandemia. Após isso, esses leitos ficarão. Vai ficar a estrutura montada e teremos estrutura montada em MS”, conclui.

Nesta sexta-feira, Mato Grosso do Sul anunciou confirmação de 27 novos casos de Covid-19, causada pelo novo , em 24h, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela SES. O número representa um acréscimo de 14,5% no número de casos, que já somam 213. Já são 1.089 notificações de Covid-19, dos quais 213 foram confirmados, 1.732 descartados, 21 excluídos e 21 ainda em investigação. Há 103 pacientes recuperados e 7 óbitos.