Com cerca de 50 dias para encerrar o ano letivo de 2020, as aulas da REME (Rede Municipal de Ensino) seguem sem previsão de retorno presencial. A secretária da (Secretaria Municipal de Educação), Elza Fernandes, afirmou nesta sexta-feira (25) que Município ainda não tem data de retorno dos alunos às salas de aula.

Mais cedo a (Secretaria Estadual de Educação) relatou que Estado também não tem previsão de retorno das aulas presenciais. 

Conforme a secretária disse durante da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, para discutir o retorno das crianças e adolescentes às escolas, os 109 mil alunos da rede pública municipal devem continuar estudando remotamente.

“Não temos uma data para retorno. Nós ainda não estamos no momento de retorno, principalmente falando dos menores [crianças]. Pelo quantitativo de alunos nas salas, é preciso uma maior avaliação. O retorno será muito bem avaliado. Vamos olhar a questão dos leitos, taxa de transmissão e casos”, disse Elza Fernandes.

Segundo a secretária, a Semed já está com um plano de biossegurança praticamente pronto para ser avaliado para Semadur (Secretaria Municipal do e Gestão Urbana).

“Assim que for aprovado pela Semadur, esse plano será encaminhado para as escolas municipais para que cada diretor avalie e adeque de acordo com as necessidades de cada escola”, pontuou a secretária.

Dos 109 mil alunos, apenas cerca de 700 não estão mantendo contato com a escola. “Esses alunos não foram até a escola pegar o kit para estudar em casa e nem temos registros de interação nas aulas. Junto com o estamos identificando esses estudantes para avaliar a situação”, pontou.

A audiência pública acontece no canal da Escola Superior da Defensoria Pública de MS no YouTube. Para acompanhar, basta acessar o link.