Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande já teve quase mil denúncias contra empresas por desrespeitar quarentena

Até às 11h38 desta terça-feira (24), a Ouvidoria da Prefeitura de Campo Grande já recebeu 943 denúncias de violação do decreto municipal que limitou o funcionamento de estabelecimentos comerciais em Campo Grande, conforme informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A maior parte das denúncias se referem a locais que deveriam estar fechados e a […]
Arquivo -

Até às 11h38 desta terça-feira (24), a Ouvidoria da Prefeitura de já recebeu 943 denúncias de violação do decreto municipal que limitou o funcionamento de estabelecimentos comerciais em Campo Grande, conforme informações da (Secretaria Municipal de Saúde).

A maior parte das denúncias se referem a locais que deveriam estar fechados e a outros que, mesmo autorizados, favorecem aglomerações, como foi o caso do call center BTCC, que na sexta-feira (20) e no sábado (21) foi interditado pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária. O espaço foi reaberto na segunda-feira (23) após garantir as medidas preventivas, como espaçamento entre as estações de trabalho e limitação do número de funcionários por setor.

Desde que o decreto foi publicado, a rotina da coordenadoria, com apoio da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) foi marcada por fiscalizações in loco com base nas centenas de denúncias. A força-tarefa chegou, em alguns momentos, a ficar sobrecarregada.

O MPT (Ministério Público do Trabalho) também tem sido ponto de recebimento de denúncias de empregadores que colocaram em risco a saúde dos trabalhadores. Segundo o órgão, em três dias foram 21 denúncias formalizadas.

Nesta terça, a Vigilância Sanitária deve percorrer os bairros para fiscalizar estabelecimentos que não estão cumprindo a quarentena em Campo Grande. Em parceria com a Semadur, são 12 equipes nas ruas, que vão fiscalizar 80 estabelecimentos nos bairros.

Penalidades

Conforme o decreto n.º. 14.199/20, o funcionamento de estabelecimentos autorizados deverá ser feito com no máximo 20 operadores trabalhando simultaneamente, garantindo, também, distância mínima de 2 metros entre estações de trabalho – como baias e caixas de supermercado – e disponibilização de álcool em gel, além de intensificação da limpeza.

Os estabelecimentos que forem flagrados violando a determinação poderão ser autuados, interditados, multados e até mesmo terem o alvará de funcionamento cassado pelo município.

Onde denunciar

De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, todos os estabelecimentos que estiverem funcionando com mais de 20 pessoas dentro, que não estejam cumprindo o decreto e desrespeito as recomendações, devem ser denunciados. “Nós faremos a e o responsável por inclusive perder o alvará”, disse anteriormente à reportagem o secretário municipal de Meio Ambiente, Luís Eduardo Costa.

A denúncia pode ser feita na Ouvidoria do município (www.campogrande.ms.gov.br/ouvidoria, por chat, 67 98478-4349, por WhatsApp, e 67 4042-4923 ou 3314-4639, por telefone), na Vigilância Sanitária (67 3314-9955), ou no Procon Municipal (67 98469-1001, WhatsApp).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados