Os sul-mato-grossenses que olharem para o céu na noite desta sexta-feira (2) ou madrugada de sábado (3), poderão visualizar um ponto de luz avermelhado próximo a Lua, e não se trata de uma simples estrela, mas sim de Marte.

Durante a noite, a rota dos dois astros terá um ponto em comum, momento em que o satélite natural da Terra irá encobrir o planeta vermelho, que surgira no céu às 18:40, passará por trás da Lua às 00:00 e logo depois será visto a cima dela, “como em um eclipse”, explica Henrique Arcuri, membro do Clube de Carls Sagan.

Segundo Henrique, o fenômeno chamado Conjunção Lua-Marte, ocorre porque a órbita dos dois astros se alinham durante o período em que marte está posicionada ao lado oposto do Sol.

Olhe para o céu: Lua oculta Marte e fenômeno é visto de MS
Fenômeno pode ser visto no mês passado na Lua minguante. (Foto: Luiz Antônio da Silva/Arquivo Pessoal)

A visualização poderá ocorrer a olho nu em todas as cidades de Mato Grosso do Sul, mas com um porém, o céu deverá estar limpo. O fenômeno não acarretará em mudanças na Lua, como cor ou tamanho.

De acordo com o (Instituto Nacional de Meteorologia), o céu em , Corumbá e deverá estar limpo, com poucas nuvens, o que facilita a visualização do fenômeno. Em cidades como Ponta Porã e a previsão é de pouca chuva, o que pode dificultar a tarefa nessas regiões.

Para Henrique, em caso de nuvens ou fumaça, a solução é esperar um pouco, “usar um binóculo não altera muita coisa, a fumaça não deve impedir a visualização, no caso de nuvens, o jeito é esperar passar”, explica.

Caso alguém perca a Conjunção Lua-Marte, não é preciso entrar em desespero, isso porque o fenômeno, apesar de ocorrer durante o ano todo, em parte do período ele não é visível por conta do sol.

O mesmo ocorreu no mês passado, durante a fase minguante da Lua, e ainda ocorrerá novamente no próximo mês. “Agora em outubro, além de Marte, a Lua ainda encobrirá Júpiter e Saturno”, disse o membro do Clube.