MS ocupa 2° lugar no ranking nacional de focos de incêndio em 2020

O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou hoje (19) o relatório do monitoramento de queimadas no país. Mato Grosso do Sul ocupa o 2° lugar no ranking de estados com maior incidência de focos de incêndio neste até o mês de maio. Conforme o levantamento, o Estado já registrou 2.040 focos de queimada desde […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou hoje (19) o relatório do monitoramento de queimadas no país. Mato Grosso do Sul ocupa o 2° lugar no ranking de estados com maior incidência de focos de incêndio neste até o mês de maio.

Conforme o levantamento, o Estado já registrou 2.040 focos de queimada desde janeiro até ontem (18), sendo 87% a mais do mesmo período do ano passado. MS só fica atrás de Mato Grosso, que registrou 4.220 focos de queimadas.

Nos 14 a 18 deste mês, o instituto registros 25 focos por satélite, no mesmo período de 2019, apenas 5 casos foram monitorados. O município que mais acumula focos dos últimos 5 anos, Corumbá foi a cidade que mais registrou incêndios no Brasil, sendo 1.401 focos, sendo 98 neste ano, ou seja, 66% a mais comparado ao ano passado. No mês de março e abril o Governo do Estado precisou antecipar ações preventivas de combate à incêndio no Pantanal pelo grande número de queimadas.

Ainda conforme o balanço, além de Corumbá, Porto Murtinho e Bela vista estão entre os 10 municípios brasileiros que mais tiveram focos de queimadas registradas pelo satélite de referência do instituto.

 

Conteúdos relacionados