Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com aumento de focos, aeronaves são enviadas para combater incêndios no Pantanal

Para combater os registros crescentes de queimadas, o Governo de Mato Grosso do Sul enviou aeronaves e reforçou o efetivo do Corpo de Bombeiros para combater incêndios no Pantanal de Corumbá, a 444 quilômetros de Campo Grande. Conforme levantamento, de janeiro a abril de 2020, foi registrado 40% a mais focos de queimadas na região […]
Arquivo -

Para combater os registros crescentes de queimadas, o Governo de Mato Grosso do Sul enviou aeronaves e reforçou o efetivo do para combater incêndios no Pantanal de Corumbá, a 444 quilômetros de . Conforme levantamento, de janeiro a abril de 2020, foi registrado 40% a mais focos de queimadas na região comparado ao mesmo período do ano passado.

O monitoramento feito pela Sala de Situação, que acompanha a evolução de focos de incêndio em Mato Grosso do Sul, ressaltou que o grande número de queimadas era esperado a partir de mês de junho, porém, por conta da antecipação do tempo seco, as medidas de emergência precisaram ser antecipadas.

 

Com aumento de focos, aeronaves são enviadas para combater incêndios no Pantanal
(Foto: Divulgação)

Segundo o secretário Jaime Verruck, da (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), uma das preocupações é o previsão do período sem chuvas nas próximas semanas no Estado.

“Nós intensificamos as ações para reforçar o combate aos incêndios. Informamos o governador Reinaldo Azambuja sobre a necessidade de se contar com reforço de aeronaves e equipamentos e ja foram acionados os governos do Mato Grosso, Santa Catarina e Distrito Federal. Agora, estamos estruturando a questão logística, que envolve a disponibilização de combustível para as aeronaves e veículos terrestres, alojamento e alimentação para as equipes. Queimada é crime ambiental e algumas denúncias recebidas pela PMA serão devidamente apuradas. Importante lembrar que existe uma técnica de queima controlada, que é o manejo integrado do fogo, que pode ser devidamente aplicada pelo produtor rural, sob orientação e controle do Imasul”, ressaltou.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Joilson Alves do Amaral, também ressaltou que todos os meses deste ano registraram número de focos de calor acima da média. “O mês de Março foi o maior da serie histórica , desde 1999, e o mês de abril, até o momento, já tem o maior número de queimadas dos últimos 10 anos”.

Duas aeronaves Air Tractor estão a disposição no Aeroporto do município oara ações específicas ao combate de incêndio florestal, enviadas pelo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e Distrito Federal. No aeroporto, as equipes abastecerão o avião de QAv e Água, dentro do horário de funcionamento do local, que é das 7h às 17h.

Também foi solicitada ao Ibama de a contratação de brigadistas em caráter temporário. Para o combate aéreo, a unidade Santa Catarina disponibilizou um helicóptero.
“Ao todo, estamos mobilizando neste primeiro momento 30 bombeiros para reforçar as ações na região, sendo do 15 do CBMMS. Que atuarão em terra. O Ibama em Brasília também está tentando a obtenção de recursos para disponibilizar um helicóptero”, acrescentou o Coronel Joílson.O helicóptero é importante para posicionar as equipe de Bombeiros o mais próximo do foco de incêndio ou seja da linha de incêndio. A aeronave joga água na linha diminuindo a temperatura e possibilitando que a equipe de terra se aproxime e apague o incêndio”, finalizou o comandante.

Dados do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), indicam que não há expectativa de chuva para o Estado até dia 28 de abril. “Espera-se elevadas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar. Segundo o modelo de previsão de numérica GFS/NOAA, preliminarmente as chuvas poderão retornar ao Estado no dia 29 de abril”, informa Franciane Rodrigues, coordenadora do centro de monitoramento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Últimas Notícias

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)

Trânsito

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Corpo de Bombeiros Militar fez uso de aparelho desencarcerador, com objetivo de remover partes da estrutura do veículo e possibilitar a extração segura da pessoa