Pular para o conteúdo
Cotidiano

Governo assina termo de cooperação para testes da vacina BCG contra o coronavírus em MS

O Governo assinou o termo de cooperação para os testes da vacina BCG contra o coronavírus em Mato Grosso do Sul. A pesquisa é feita pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que vai testar a vacina em 2 mil voluntários em Campo Grande. O estudo busca descobrir se a vacina, que é utilizada contra tuberculose, tem […]
Arquivo -

O Governo assinou o termo de cooperação para os testes da BCG contra o coronavírus em Mato Grosso do Sul. A pesquisa é feita pela (Fundação Oswaldo Cruz), que vai testar a vacina em 2 mil voluntários em . O estudo busca descobrir se a vacina, que é utilizada contra tuberculose, tem eficácia contra a Covid-19. 

O secretário Geraldo Resende comentou sobre a pesquisa durante a live nesta segunda-feira (19). Ao todo, serão realizados testes de quatro vacinas em MS. 

“Estivemos na UFMS ( Federal de Mato Grosso do Sul), onde fazemos parceria com pesquisador Julio Croda e colocamos toda nossa estrutura à disposição. É a terceira pesquisa que celebramos protocolo de cooperação”, disse.

A BCG é umas das principais vacinas utilizadas no mundo e, além de prevenir as formas graves de tuberculose na infância, a vacina também pode gerar resposta imune protetora inespecífica contra outras infecções.

A pesquisa é liderada pela Fiocruz e tem previsão de incluir 2 mil voluntários em Campo Grande e 1 mil no . Na Capital, o estudo é coordenado pelo médico infectologista e pesquisador da Fiocruz e da UFMS, Julio Croda e conta com parceria da Cassems e da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

O estudo vai funcionar da seguinte maneira: antes de receber a vacina, os voluntários passam por entrevista e teste sorológico. Os voluntários serão acompanhados por um ano, por meio de ligações por telefone. Caso tenham qualquer sintoma de coronavírus, poderão fazer a coleta do swab nasal. Além disso, retornos trimestrais serão agendados para verificar a presença de possíveis infecções assintomáticas.

Resende ainda comentou sobre o termo de cooperação que será celebrado com o instituto Sanofi no fim do ano. MS ainda participa das pesquisas para a vacina Johnson & Jonhson e Coronavac. “Serão quatro pesquisas clínicas na terceira etapa”, disse o secretário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Suspeito de matar Vinicius a golpes de faca foi preso em MS

Foto: Mtcurado/Getty Images

Espanha reforça apoio ao acordo com Mercosul e propõe fundo europeu diante de tarifas dos EUA

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Ferido a facadas por ex ciumento está em estado grave na Santa Casa de Campo Grande 

Últimas Notícias

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Famosos

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Caio Castro deu uma nova chance ao amor e assumiu o relacionamento com Vitoria Bohn, ex-atriz da TV Globo; saiba que é ela

Emprego e Concurso

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Interessados no curso podem se inscrever pela internet e presencialmente em dia de atendimento especial

Brasil

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

Deputado federal afirmou que se retornasse ao Brasil seria "perseguido e preso"