Com o retorno das aulas do ensino infantil e médio, agora chegou a vez do ensino fundamental das escolas particulares voltarem as atividades em . As unidades voltam seguindo medidas de biossegurança contra o coronavírus, impostas pela prefeitura, por meio da assinatura de um termo de compromisso com a Vigilância Sanitária. Entre as medidas, as unidades ampliaram o número de salas e diminuíram o número de alunos.

E foi com alegria que muitas crianças retornaram nesta quarta-feira (04) ao colégio Harmonia. Nem fez diferença passar pela triagem na chegada, com aferimento de temperatura e muito menos o álcool em gel, sem falar do uso obrigatório da . Tudo já faz parte da rotina dos pequenos. “Ele estava empolgado para voltar, rever os amigos, para ele foi bem tranquilo decidir pela volta”, conta a mãe Jocélia Ferreira dos Santos.

No retorno do fundamental, escolas ampliam número de salas e diminuem o de alunos
Escola manterá de 9 a 14 alunos por sala. Imagem: Henrique Arakaki

No início, a mãe conta que chegou a ficar com medo, mas depois viu que havia a possibilidade de levar o filho, vendo o retorno de outras escolas, sem registro de contaminação. “Teve reunião por aplicativo com orientações, então me senti segura”, completa.

A diretora da unidade escolar, Talita Martins, afirmou que a escola atende ensino infantil e médio. “Retornamos com os dois. Estávamos preparados só esperando o decreto e voltar com o fundamental”, explica. Talita também destaca que o número de pais que decidiram voltar com filhos no ensino fundamental foi bem mais alto que o número do infantil e médio. “Viram como a escola estava trabalhando e esse número aumentou”.

A escola estava preparada para o cenário de volta, mesmo ainda em . “Estávamos preocupados de o número ser maior que o permitido, mas não teve esse problema. A escola atende em duas unidades. Em uma serão 250 crianças que voltam e antes eram 520 nessa unidade. Elas estudavam em período integral, agora, vai ser dividido em período matutino e vespertino, 5 horas cada”, explica Talita.

A outra unidade vai continuar com o ensino integral. “O número de alunos na outra é de 145. Por ser menor, conseguimos manter ensino integral”, destaca. Nesta unidade, cada sala, antes ocupada por cerca de 25 alunos, agora terá de 9 a 14. O número de salas com aula também aumentou, junto a isso, a contratação de mais profissionais.

Sobre os horários de atividades, cada aluno traz seu lanche e a refeição é feita dentro da sala mesmo, para manter o distanciamento. O recreio também é feito em horários diferentes, por sala e com tempo menor. A unidade mantem a limpeza de equipamentos, álcool em gel e colocou cartazes informativos.

Retorno gradual

O número de escolas que irão retornar com aulas presenciais do Ensino Fundamental é menor que as escolas de Ensino Médio que voltaram no dia 19 de outubro. Apenas 18 instituições assinaram o termo de compromisso com a Vigilância Sanitária. Apesar de faltar cerca de um mês para o fim do ano letivo, algumas escolas ainda aguardam finalizar os preparativos e marcaram a volta das crianças para a semana que vem.

Para poder receber os alunos, cada instituição deve assinar um termo de compromisso com a Vigilância Sanitária, comprometendo-se a cumprir todas as medidas de biossegurança exigidas. As regras são as mesmas cobradas no retorno do Ensino Infantil e do Médio. Veja algumas:

  • Capacidade máxima de 30% do estabelecimento (exceto Ensino Infantil, que tem capacidade de 50%);
  • Mesas e carteiras devem estar distantes 1,5 metro entre uma e outra;
  • Distanciamento mínimo de 5 metros para realização de aulas de ;
  • Uso de máscara facultativo para crianças de até 6 anos;
  • Deixar janelas abertas e evitar o uso de ar condicionado;
  • Crianças com secreções nas roupas terão que trocar de vestes;
  • Salas devem ser desinfetadas durante os intervalos e atividades externas;
  • Aferição de temperatura corporal;
  • Quem aferir a temperatura deve usar avental de manga longa, máscara e óculos ou protetor facial;
  • Funcionários devem manter o cabelo preso, unhas curtas e não usar brincos e anéis.