Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em 10 dias, Agepan autuou 15 por transporte irregular de passageiros em MS

Nos últimos dez dias, 15 motoristas foram autuados após serem flagrados realizando transporte irregular de passageiros em Mato Grosso do Sul. As fiscalizações estão sendo realizadas pela Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), nos municípios de Corumbá, Miranda, Aquidauana e Campo Grande, também entre Antônio João e Ponta Porã. Foram abordados 112 veículos, […]
Arquivo -

Nos últimos dez dias, 15 motoristas foram autuados após serem flagrados realizando transporte irregular de passageiros em . As fiscalizações estão sendo realizadas pela (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), nos municípios de Corumbá, , e Campo Grande, também entre Antônio João e Ponta Porã.

Foram abordados 112 veículos, resultando em 15 autuações e duas 2 apreensões. De acordo com a Agepan, seis foram autuados na região de Ponta Porã, entre micro-ônibus fazendo linha sem autorização e com vistoria vencida, e micro-ônibus sem emissão de licença para fretamento turístico, além de um táxi em viagem intermunicipal irregular, e dois veículos particulares. Nos dois últimos casos, os automóveis foram apreendidos.

Em ação conjunta com o Detran e a PM no perímetro urbano de Corumbá, mais um automóvel foi autuado, por transporte remunerado entre o município e a vizinha Ladário. No posto da Polícia Rodoviária Federal em Miranda, em 30 abordagens foram autuados seis veículos. Cinco casos foram de automóveis, sendo três de propriedade particular e dois de locadoras. Todos transportavam passageiros mediante cobrança.

Nessa operação foi ainda autuado um micro-ônibus, também sem possuir a devida autorização para transportar pessoas.

Em Sidrolândia foi autuado um micro-ônibus de empresa que oficialmente realizava a modalidade fretamento eventual, porém, com a cobrança individual de passagem.

Transporte irregular

As operações apuram denúncias de transporte clandestino, especialmente o praticado por motoristas de aplicativo e por particulares que mascaram as operações em forma de “carona amiga”. A fiscalização também deu foco a operadores de linha que atualmente não se encontram com as autorizações renovadas e estão, portanto, em situação irregular.

Viagem mediante cobrança a título de passagem entre cidades é um transporte de natureza pública, regulado e fiscalizado, que somente pode ser executado por operadores devidamente credenciados. Aplicativos autorizados por prefeituras não podem extrapolar os limites do município. E qualquer oferta de particular que comprovadamente estiver ocorrendo de maneira frequente e visando lucro – não apenas com rateio de despesa – não é caracterizada como “carona”.

“Fazer do transporte um negócio, ter isso como um meio de vida, como uma prestação de serviço regular é completamente ilegal quando executado por um veículo particular”, alerta o diretor de Transportes da Agepan, Ayrton Rodrigues. “E é importante o usuário ficar atento e não ceder a esse tipo de oferta, que não traz qualquer garantia de concluir a viagem ou mesmo de segurança à sua integridade”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem assassinado em mercado disse a familiar que sua morte havia sido encomendada em MS

Homem acusado de matar cunhado a tiro em fazenda é preso em MS

Governo argentino decreta luto oficial após morte do Papa Francisco

Em meio à crise financeira, Maria Gladys faz desabafo: “Gasto mais do que tenho”

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

Poderão realizar a inscrição para análise curricular de professores temporários da Rede Municipal de Ensino, professores com Nível Superior - Licenciatura Plena

Governo convoca estudantes de licenciatura para segunda chamada do ‘Pé-de-Meia’

Últimas Notícias

Cotidiano

Chuvas intensas impactam procura por pesqueiros durante ‘feriadão’ de Páscoa em Campo Grande

A expectativa é que no feriadão de 1º de maio haja mais procura

Polícia

Idoso é encontrado morto em plantação de milho no interior de MS

A vítima havia saído de casa para pescar

Polícia

Donos de comércio encontram homem sem vida ao abrirem o estabelecimento em MS

A vítima cuidava do local no período da noite

Brasil

CNBB: Papa Francisco refletia a ‘humanidade do evangelho’

Secretário-geral da CNBB afirmou que Francisco viveu de acordo com nome "que escolheu para o seu pontificado"