As aplicações de testes rápidos de hepatites virais será intensifica nesta primeira semana de agosto por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde.

Para que sejam alcançados os objetivos propostos, desde segunda-feira (3) até sexta-feira (07), o SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento) está realizando os testes rápidos de hepatites B e C. Em livre demanda, os testes são realizados no horário das 07h às 13h, de segunda a quinta.

Já na sexta-feira, dia 07, a instituição estará aberta em horário estendido, das 07h às 17h, com a oferta de testagem rápida e com a disponibilização de uma palestra online ministrada pelo infectologista Pablo Marinho Custódio, médico responsável pelo acompanhamento e tratamento dos pacientes do programa de hepatites de e da macrorregião, aos acadêmicos do curso de medicina do segundo e terceiro semestres da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Aurenita Barbosa, coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids/Hepatites Virais explica que embora o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais seja 28 de julho, a campanha está sendo realizada nesta primeira semana de agosto e tem o intuito de realizar um maior alcance da população, sem que seja necessário um acúmulo do público em um único evento.

A coordenadora explicaque as ações programadas para a campanha Julho Amarelo visam cumprir metas estabelecidas no PAM (Plano de Ações e Metas) 2020 e têm a finalidade de atender as diretrizes voltadas à política de saúde, em torno das Infecções Sexualmente Transmissíveis.

“O objetivo é conscientizar e mobilizar a sociedade sobre o aumento do número de casos das IST e Hepatites Virais no município de Dourados e região, bem como da vulnerabilidade a que as pessoas se colocam com a prática do sexo sem proteção”, menciona.

As hepatites virais mais comuns no Brasil são as causadas pelos vírus A, B e C. Além destas, existem ainda as hepatites D e E. As hepatites são silenciosas, sendo que na maioria dos casos não apresentam sintomas. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem.

é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. O risco de evolução da doença é a consequência de danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Daí é importância da testagem.