Pular para o conteúdo
Cotidiano

Decretos em Dourados liberam igrejas, academias e reabrem comércio em tempo integral

Com dois novos decretos assinados nesta sexta-feira (17)  e publicados no Diário Oficial do Município, a prefeitura de Dourados implementou novas medidas em relação à pandemia do coronavírus na cidade. Entre elas está a reabertura total do comércio, que volta a funcionar  em tempo integral. Com a mudanças, o comércio está autorizado a funcionar de […]
Arquivo -

Com dois novos decretos assinados nesta sexta-feira (17)  e publicados no Diário Oficial do Município, a prefeitura de implementou novas medidas em relação à do na cidade. Entre elas está a reabertura total do comércio, que volta a funcionar  em tempo integral.

Com a mudanças, o comércio está autorizado a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Já o shopping, de segunda a sábado, as lojas funcionam das 11h às 19h e a praça de alimentação das 11h às 20h.

Os supermercados e atacados estão autorizados a abrir de segunda a sábado das 7h30 às 20h. Já os restaurantes de segunda a sábado das 11h às 20h. Conforme os decretos, restaurantes, lanchonetes, cafés, padarias deverão implantar espaçamento mínimo de dois metros entre as mesas e máximo quatro cadeiras em cada uma delas.

Bares e conveniências também poderão atender clientes no balcão dos estabelecimentos. Entretanto, o cliente não pode consumir a bebida no local. Além disso, também continuam permitidas entregas em domicilio (delivery), retirada expressa sem desembarque (drive-thru).

Em caso de formação de fila, deve ser respeitada a distância de dois metros entre uma pessoa e outra, e uso obrigatório de máscaras.

De acordo com as novas medidas, aos domingos fica vedado o funcionamento de todas as atividades não essenciais no âmbito em Dourados.

Em mercados, supermercados e farmácias será permitida apenas a entrada de um membro por família.Além disso, fica proibida a entrada de crianças menores de 5 (cinco) anos,nos estabelecimentos citados no caput deste artigo.

Pelas regras estabelecidas pela administração municipal, igrejas e academias também poderão reabrir suas portas, desde que obedeçam a uma série de restrições. Os decretos entram em vigor já nesta sexta-feira (17) e terão validade por 14 dias.

No caso das igrejas, deve ser instalado na entrada dispositivo de , com álcool gel a 70% para higiene das mãos. Além disso, é obrigatória a aferição de temperatura corporal, mediante utilização de termômetro infravermelho. Quem estiver febril, maior ou igual a 37,8ºC deverá ter a entrada recusada.

As reuniões nas igrejas devem obedecer, também, ao limite máximo de 30% da capacidade normal de cada local, obedecendo o espaço mínimo de 10 m² por pessoa e não ultrapassando 50 pessoas dentro do recinto durante a mesma reunião. Já o distanciamento entre uma pessoa e outra deve ser de no mínimo dois metros.

As academias de ginástica poderão reiniciar suas atividades desde que, obedeçam normativas como realizar atendimentos somente às segundas, quartas e sextas feiras.

Segundo as novas regras,  os alunos deverão manter distância mínima de cinco metros de outro praticante, recomendado sempre o limite de lotação de 30% da capacidade do recinto.

Entretanto,  os aparelhos devem ser higienizados após a utilização de cada usuário e deve-se disponibilizar um frasco de álcool gel 70% em cada aparelho para uso dos alunos.

Decretos em Dourados liberam igrejas, academias e reabrem comércio em tempo integral
Crianças de até cinco anos não poderão entrar em supermercados.(Foto: Marcos Morandi)

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Do Mainframe à Inteligência Artificial

Rapazes são baleados no calcanhar e nas nádegas por desconhecido no Aero Rancho

Confusão entre vizinhos termina em agressão com pedrada na cabeça em Dourados

Declínio nas temperaturas: sábado será ‘gelado’ em boa parte de Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

1881 – Descoberta jazida de ferro em Corumbá

Últimas Notícias

Mundo

Trump crê que Bolsonaro ‘está sob ataque de um sistema judicial armado’, diz Casa Branca

Declarações foram dadas em resposta às medidas restritivas aplicadas pelo STF

Brasil

Morre, aos 89 anos, o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Filho de uma brasileira com um libanês, ele nasceu em Campo Grande

Polícia

Justiça anula inquérito contra empresários de Dourados e manda devolver bens

A decisão é relacionada à ‘Operação Prime’, que e foi deflagrada em maio do ano passado pela PF

Esportes

Onde assistir: sábado tem Majestoso e outros três confrontos pelo Brasileirão

Em baixa, São Paulo e Corinthians fazem clássico no MorumBIS