Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com recordes nacionais em MS, onda histórica de calor está no fim, diz Inmet

A onda de calor em que Mato Grosso do Sul bateu recordes de mais de 100 anos, está chegando ao fim, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Para se ter uma ideia, a cidade de Água Clara, que registrou 44,6°C na segunda-feira (05), entrou para a história da climatologia como uma das […]
Arquivo -

A onda de calor em que bateu recordes de mais de 100 anos, está chegando ao fim, de acordo com o (Instituto Nacional de Meteorologia). Para se ter uma ideia, a cidade de Água Clara, que registrou 44,6°C na segunda-feira (05), entrou para a história da climatologia como uma das maiores temperaturas já registradas no Brasil.

O município sul-mato-grossense só ficou atrás da cidade de Bom Jesus do Piauí, que, de acordo com o Inmet, teve a maior temperatura oficialmente medida no Brasil, no dia 21 de novembro de 2005, de 44,7°C.

Ainda, os dados apontam recordes de calor este ano na cidade de (MT), que registrou 44°C no dia 30 de setembro e , com 41°C, na segunda-feira, dia 5 de outubro. Já nesta terça-feira (06), a cidade de Nova Maringá (MT), registrou 44,6°C, sendo o segundo maior valor registrado no Brasil e empata com a marca de Orleans, em Santa Catarina, que experimentou este calor no dia 6 de janeiro de 1963.

Onda de calor chegando ao fim

Os recordes de calor ficarão para a história da climatologia  no Brasil e já estão chegando ao fim. A expectativa de retorno da chuva em forma de pancadas isoladas, como aconteceu nesta terça-feira (06) em Campo Grande e Ribas do Rio Pardo, pode ocorrer a partir de domingo (11).

Já chuvas generalizadas tem a possibilidade de acontecer entre a próxima terça (13) e quarta-feira (14), podendo pôr fim a este último período de estiagem que ocorre desde 22 de setembro. O volume para o período ainda será baixo com acumulado de 20 milímetros. A partir das chuvas, as temperaturas terão ligeiro declínio voltando a normalidade esperada do mês entre 18°C a 35°C em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

Já na segunda quinzena do mês as chuvas podem ocorrer de forma mais espalhada a partir do dia 22 de outubro com acumulado de até 20 milímetros. Antes disso, elas devem se concentrar nos setores norte e bolsão associado a corredores de umidade contribuindo com acumulado de até 30 milímetros, conforme estimativa do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia prende suspeito de homicídio e apreende armas em Porto Murtinho

Com gol de pênalti no último minuto, Bahia vence o Ceará pelo Brasileirão

Onça-pintada é encontrada morta no Rio Paraguai na região do Pantanal em Corumbá

Esquadrão Anti-bombas do Bope chega à Corumbá depois de artefato ser encontrado

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

Número de sócio do Papa Francisco no San Lorenzo coincidem com idade e horário de morte

Últimas Notícias

Cotidiano

Arcebispo Dom Dimas celebrou missa em ação de graças pela vida e pontificado do Papa Francisco

Esta foi a primeira missa em Ação de Graças pelo Papa Francisco presidida pelo arcebispo, após a morte do Sumo Pontífice

Polícia

VÍDEO: Grupo de Bombas e Explosivos do BOPE detona e remove artefato bélico em Corumbá

BOPE chegou à Corumbá no início da noite desta segunda-feira (21) para lidar com a ocorrência que mobilizou as forças de segurança locais.

Esportes

Aquidauana brilha na Copa Centro-Oeste de Handebol e conquista o vice-campeonato

Atleta Gustavo Belardo foi eleito o melhor jogador (MVP) da competição, além de artilheiro e melhor armador esquerdo

Polícia

Mulher é vítima de golpe após permitir entrada de desconhecida em sua casa para “oração”

Suspeita adentrou a casa primeiro pedindo muda de ervas do quintal e, logo depois, ofereceu orações por "sentir o ambiente pesado"