Os candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que solicitaram a taxa de isenção, benefício que facilita sua participação no Exame, poderão consultar o resultado no dia 13 de maio.

Neste mesmo dia, quem justificou ausência na edição de 2023 também poderá consultar se conseguiu a isenção para a avaliação deste ano.

Vale lembrar que os participantes devem ficar atentos ao cronograma do exame, já que a aprovação dos procedimentos não garante a participação no Enem 2024. Posteriormente, será necessário fazer a inscrição.

O que é a isenção?

A isenção da taxa de inscrição é o que permite a gratuidade ao estudante matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública.

O benefício também é aberto aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, e pessoas em situação de vulnerabilidade socieconômica, como registro no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal.

Justificativa de ausência

O candidato que conseguiu a isenção de taxa de inscrição no Enem 2023, mas faltou aos dois dias de aplicação e deseja pedir a isenção na edição de 2024 também saberá se conseguiu o benefício no dia 13 de maio.

O período de recurso para quem teve o pedido negado será de 13 a 17 de maio.

Pé-de-meia

Os estudantes da 3ª série do ensino médio de escola pública que comparecer aos dois dias de Enem 2024 – incluindo eventuais reaplicações – terão direito ao incentivo de R$ 200.

O valor será depositado, após a conclusão dessa etapa educacional, na conta-poupança em que o aluno recebe os demais incentivos do programa.

Enem

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para aceitarem as notas do exame.

Estes acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.