Com previsão de 3°C em MS, saiba se frio pode acelerar transmissão pelo coronavírus
A chegada do friozinho atípico desta época em toda a região de Mato Grosso do Sul faz acender ainda mais o sinal de alerta em relação à disseminação da Covid-19, o novo coronavírus. Temperaturas baixas aliadas ao clima seco ajudam a criar cenários ideais para a proliferação de vários vírus transmitidos por vias respiratórias. Incluindo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A chegada do friozinho atípico desta época em toda a região de Mato Grosso do Sul faz acender ainda mais o sinal de alerta em relação à disseminação da Covid-19, o novo coronavírus. Temperaturas baixas aliadas ao clima seco ajudam a criar cenários ideais para a proliferação de vários vírus transmitidos por vias respiratórias. Incluindo gripes e resfriados e também a transmissão do coronavírus.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), fez um alerta sobre a aproximação de uma massa de ar frio no Brasil, prevista a partir desta sexta-feira (20). Em vários estados, a previsão é que o frio seja histórico, com incidência até de neve no sul do país. Em Mato Grosso do Sul, contudo, as mínimas podem variar entre 3ºC e 10ºC e não devem protagonizar frio tão rigoroso como o registrado em décadas anteriores.
Mas as baixas temperaturas pode trazer aumento circulação de um novo vírus respiratório? De acordo com a médica infectologista Priscilla Alexandrino, disse que sim, mas não por conta do frio em si, mas sim pela aglomeração de pessoas.
Conforme a especialista, a frente fria não deve deixar o vírus “mais forte” ou causar mais facilidade na transmissão, o que vai impactar, na realidade, é que as pessoas vão buscar ‘mais calor humano’ e como consequência, os riscos de contrair o coronavírus pode aumentar.
“Não é que o clima tenha interferência ou não. O problema seria as pessoas por causa do frio ficarem aglomeradas em ambientes fechados”, disse ao Jornal Midiamax em outra ocasião. Por tanto, a melhor opção para evitar o contágio é o isolamento social e se esquentar através dos agasalhos.
Ainda conforme Alexandrino, uma das maiores preocupações pode ser o transporte público no período de frio. Apesar de o número de passageiros estar limitado dentro dos veículos e todos são obrigados por decreto municipal a usarem máscaras faciais, durante o período gelado a melhor opção é manter as janelas dos coletivos abertas.
MS com mais de 40 mil infectados
Mato Grosso do Sul registrou 820 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, conforme divulgado nesta quinta-feira (20) no boletim epidemiológico do novo coronavírus. O número, que reflete incremento de 2,1% na curva, resulta em uma média de 34,16 novos casos a cada 24h. A média móvel, que corrige as distorções e ajuda a entender melhor redução, aumento ou estabilização dos números, está em 806 infecções por dia, nos últimos 7 dias. Em Campo Grande, a média móvel é 397
Com isso, o total de infectados em MS chega a 40.201, com registro total de 686 mortes – 18 nas últimas 24 horas, conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde). O boletim detalha, ainda, que MS já soma 176.717 casos notificados, dos quais 130.736 foram descartados. Há 3.341 amostras em análise no Lacen-MS (Laboratório Central de MS) e parceiros, além de 2.439 casos que ainda aguardam encerramento pelos municípios.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.