Paróquias de celebraram nesta quinta-feira (11) as tradicionais missas de Corpus Christi às 8h com a mensagem de amor ao próximo em tempos difíceis. Arrecadando alimentos durante a procissão, igrejas tiveram que inovar dinâmicas para evitar , mas manter tradição católica, durante a pandemia do novo .

Com missa online e drive-in, Corpus Christi relembra amor ao próximo em tempos difíceis
Fiéis assistiram celebração em casa. (Foto: Leonardo França)

O padre Aldir da Silva, da Paróquia São João Bosco, disse que durante a live transmitida pelas redes sociais, que mesmo durante a pandemia, os fiéis são convidados a permanecer na fé. Crianças da Catequese entregaram desenhos para confecção do tapete, simbolizando a representação da importante data para a comunidade cristã.

“É gratificante perceber que durante a adversidade, temos a criatividade. Vimos a criatividade das nossas crianças, da pastoral, sendo capazes de externar o amor a Jesus na eucaristia. Nós não temos fazendo o tapete, onde trabalhávamos desde cedo para mostrar para a comunidade que cada um de nós o amor. O alimento será distribuído para tantas famílias, que nesse período de pandemia não estão conseguindo trabalhar”, disse.

O cronograma segue com celebrações. Na Paróquia São Sebastião, acontece das 14h às 18h a tarde de adoração. Seguindo as recomendações e medidas de biossegurança, a igreja tem número reduzido de fiés e cadeiras para assistir a celebração presencialmente. Além das redes sociais, a igreja transmite a missa por Youtube até às 19h.

Com missa online e drive-in, Corpus Christi relembra amor ao próximo em tempos difíceis
(Foto: Leonardo França)

A orientação da Arquidiocese de Campo Grande para manter exaltação foi que os fiéis ficassem em casa e assistissem a procissão na frente de casa usando e evitando aglomeração. As igrejas passaram por ruas das comunidades com a procissão do Santíssimo Sacramente após a missa, inicial.

Começará às 18h a missa noturna das igrejas pelo Facebook, Instagram e Youtube. Pessoas do grupo de risco, como idosos, deficientes físicos ou com comorbidades, podem assistir a missa na modalidade drive-in, no estacionamento da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

São 48 paróquias que participam na comemoração, e neste ano, a programação sacerdotal suspendeu visitas em hospitais, presídios e unidades educacionais. É a primeira vez em 63 anos, que a tradição católica de ir as ruas montar tapetes e atividades presenciais são suspensas.