Pular para o conteúdo
Política

Secretários de obra e de planejamento serão convocados para depor na CPI do Consórcio Guaicurus

Novas oitivas devem ser marcadas para ouvir gestores envolvidos no sistema de transporte coletivo de Campo Grande
Thalya Godoy -
Obras de corredor de ônibus devem ser abordadas em oitivas. (Foto: Helder Carvalho, midiamax)

Os secretários de obras e de planejamento de poderão ser ouvidos na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus. Durante audiência pública, nesta quarta-feira (25), o colegiado aprovou requerimentos para que os representantes das pastas prestem informações sobre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2, que trata da política de mobilidade da Capital. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Por enquanto, não há previsão de quando a diretora-presidente da (Agência Municipal de Meio-Ambiente e Planejamento Urbano), Berenice Jacob, e o diretor-presidente da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Marcelo Miglioli, sejam ouvidos na CPI

Um novo cronograma deve ser divulgado em breve pelo colegiado. Além dos dois gestores, está prevista uma oitiva com o responsável por um blog temático sobre mobilidade urbana em Campo Grande. Já o engenheiro mecânico e professor da Unicamp, Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes, deve ser ouvido em 2 de julho. 

Segundo o vereador Junior Coringa (MDB), que presidiu a audiência pública, os dois poderão contribuir sobre o andamento das obras. Terminais, faixa exclusiva e corredores de ônibus devem ser alguns dos temas abordados.

“A gente aprovou a convocação do secretário de obra e da secretária de planejamento para falar sobre a mobilidade urbana e sobre o PAC 2 em que foi feito um investimento na Capital. A população falou muito sobre essa questão da mobilidade urbana, principalmente das linhas exclusivas para ônibus que hoje estão paradas. Nós queremos saber o que está acontecendo porque elas ajudam no tempo e hoje as pessoas querem tempo e tem que ter linha exclusiva para ônibus. Vamos falar com o secretário a questão de avaliar a questão do BRT, que é uma linha exclusiva dentro dos grandes terminais”, apontou. 

A vez dos usuários

transporte pcds acessibilidade
Falta de acessibilidade é denúncia de PCDs usuários do Consórcio de Campo Grande. (Henrique Arakaki, Midiamax)

A audiência pública nesta quarta-feira ouviu os usuários do de Campo Grande. Goteiras, frota velha, ônibus “fantasma”, superlotados, elevadores quebrados e falta de ar-condicionado foram algumas queixas da extensa lista de denúncias da população. 

No total, quase 50 pessoas contribuíram na audiência pública com relatos de péssimas experiências sobre usar o serviço de ônibus oferecido pelo Consórcio Guaicurus. 

“Uma preocupação dessa questão da linha fantasma do ônibus fantasma é porque isso é um serviço público remunerado. A Prefeitura tem obrigação de fazer a ordem de serviço para que a linha seja criada. A linha criada é colocada em um sistema de informação ao usuário e aí como é que vem essa alegação do usuário dizendo que a linha não existe ou que a linha é apagada?”, questiona a vereadora Luiza Ribeiro. 

‘Filme premonição’

Roda pegando fogo, parte articulada remendada com fita, goteiras, ferrugem e sujeira são algumas das características dos ônibus do Consórcio Guaicurus citadas pelos usuários do transporte público. Com a superlotação e falta de ar-condicionado, o cenário poderia ser usado em algum filme da franquia Premonição, do gênero terror. A sugestão é de autoria de Gabriel Rodrigues, que participou de oitiva na CPI do Consórcio nesta quarta-feira (25).

Com participação de usuários no plenário da Câmara de Campo Grande e no Centro da cidade, cerca de 40 passageiros do transporte coletivo denunciaram o Consórcio nesta quarta-feira (25).

Na audiência, citou arrecadação bilionária do Consórcio e que “é um absurdo que não conseguem trocar a frota”. Assim, relatou aos vereadores que se preocupa com a integridade física quando utiliza o transporte coletivo.

Rodrigues lembrou que já pegou o 080 sanfonado que estava com fita na parte articulada. “Se fizesse uma curva, poderia rasgar”, apontou. Então, sugeriu que os ônibus poderiam ser cenário de filme de terror. “Filme premonição, a gente vai todo mundo de arrasta para cima”, criticou.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Arquidiocese de Campo Grande recebeu área para construção no Assentamento Estrela (Arquidiocese de Campo Grande, Divulgação)

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

O Cruzeiro recebe o Juventude neste domingo (20), às 15h, no Mineirão, em jogo da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Líder da competição, a Raposa defenderá a condição de primeiro lugar em um duelo de opostos, já que o adversário vive fase complicada na competição. A equipe de Leonardo Jardim alcançou a liderança após vencer … Continued

Transparência

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), cometeu crime ambiental e seria processado

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27

Cotidiano

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Serviços se tornam alternativa diante de prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como as chuvas fortes