VÍDEO: Moradores bloqueiam BR-262 para evitar despejo de área ocupada há 20 anos
Moradores de uma área ocupada irregularmente no Jardim Colorado bloqueiam a BR-262, na frente do aterro sanitário de Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (11). Os manifestantes têm duas reivindicações: impedir o despejo das famílias e reclamar do odor da Organoeste, empresa de fertilizantes que atormenta os moradores dos bairros vizinhos com o cheiro forte. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Moradores de uma área ocupada irregularmente no Jardim Colorado bloqueiam a BR-262, na frente do aterro sanitário de Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (11). Os manifestantes têm duas reivindicações: impedir o despejo das famílias e reclamar do odor da Organoeste, empresa de fertilizantes que atormenta os moradores dos bairros vizinhos com o cheiro forte.
Uma das lideranças, o autônomo Jorge da Silva, 26 anos, explicou ao Jornal Midiamax que o foco é a moradia, mas, como uma das justificativas para o despejo é que a comunidade polui o meio ambiente, eles querem chamar a atenção para situações que também causam a poluição: o lixão e a Organoeste.
O bloqueio é realizado nos dois sentidos da rodovia e já há engarrafamento. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou congestionamento de aproximadamente 1,5 quilômetro, contudo, os condutores possuem alternativas nos dois sentidos para desviar dos manifestantes. Em negociação com os moradores, o trânsito está sendo liberado por alguns minutos e a pista volta a ser bloqueada.
Os manifestantes prometem interditar as pistas até conseguirem que representantes do MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), da Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana) e da Emha (Agência Municipal de Habitação de Campo Grande).
Os moradores da área ocupada no Jardim Colorado já receberam a ordem de reintegração de posse da Prefeitura – dona da área e, segundo foram informados na Defensoria Pública, o prazo deixar o local é de 30 dias, a contar da última segunda-feira (7).
“Nós vamos bloquear até conseguirmos falar com os representes. Se não for resolvido, vamos fazer manifestação todos os dias. Ontem, fomos à Defensoria Pública e procuramos a Emha. Porém, ninguém nos atendeu”, diz o borracheiro Paulo, 42 anos.
Segundo os manifestantes, o protesto não tem hora para acabar. A PRF informou que a central de operações vai tentar contato com os órgãos que os moradores solicitam para poder negociar a desobstrução das pistas.
A Emha informou ao Jornal Midiamax que nenhum dos manifestantes procurou a Agência.
Ocupação
Moradores do Jardim Colorado foram intimados, nesta semana, a deixarem uma área que é ocupada por cerca de 400 famílias há quase 20 anos. O local, dividido em dois lados, a ‘quadra 1’ que visivelmente não está estruturada. Casas sem acesso a água e luz. Barracos de madeira, e acesso difícil para veículos. E a ‘quadra 2’, casas de alvenaria, água, luz, telefone e até mesmo coleta de lixo.
Segundo moradores, a justificativa seria de que a ocupação, localizada às margens do Rio Anhanduí, estaria poluindo o meio ambiente.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.