Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mau cheiro volta a incomodar moradores de sete bairros em Campo Grande

O mau cheiro recorrente é um drama para moradores da região sul de Campo Grande. Dores de cabeça, náuseas, ardência no olho e na garganta e dificuldade para respirar são alguns dos sintomas enfrentados pelos moradores, mas a situação se agrava ainda mais quando o clima esquenta.
Arquivo -

O mau cheiro recorrente é um drama para moradores da região sul de . Dores de cabeça, náuseas, ardência no olho e na garganta e dificuldade para respirar são alguns dos sintomas enfrentados pelos moradores, mas a situação se agrava ainda mais quando o clima esquenta.

Se o calor influencia no cheiro, o caso fica ainda mais sério em semanas como esta, quando a temperatura máxima em Campo Grande chegou a 35°C e sensação térmica de 39°C. “Nos dias quentes a situação piora, o cheiro se espalha mesmo. Dizem que é por causa de um adubo orgânico produzido ali na saída para ”, comenta a cabeleireira Neide Arévalo, de 57 anos.

O fedor já afetava pelo menos seis bairros: Parque do Lageado, Dom Antônio Barbosa, Parque do Sol, Residencial José Teruel Filho, Jardim Pênfigo e Jardim Colorado. Há poucas semanas, o cheiro chegou também ao Jardim Centenário, onde Neide mora. “Até para almoçar incomoda, você não tem coragem de comer por causa do mal cheiro. Não é só esse bairro, essa região toda o povo reclama do mal cheiro, mas é a primeira vez que chegou até o Centenário. Dói a cabeça, arde o olho, a garganta, a gente não está conseguindo respirar”, lamenta a cabeleireira.

Neide mora no Jardim Centenário há 27 anos e, apesar de ser um drama recente, ela até considera vender a própria casa para se livrar do odor. Eu sou cabeleireira e trabalho em casa, meus clientes vêm aqui e reclamam muito. Também estou com medo de ficar doente, incomoda até meu cachorro”.

Problema sem solução

Para tentar resolver o problema, moradores já recorreram a uma audiência pública na Câmara Municipal e também fizeram um abaixo-assinado, mas nada foi resolvido. Os moradores resolveram apelar para a Justiça e devem processar a empresa. “Os moradores entraram com um processo individual, mais de 50 pessoas irão processar e pedir indenização por danos ao patrimônio e também à saúde. A empresa diz que nós estamos irregulares, em uma área de polo industrial, mas não é isso. Moramos aqui há muitos anos e pagamos por nossas casas”, explica o presidente da associação de moradores do residencial José Teruel Filho, Rony Leão.

O Jornal Midiamax acompanha o drama dos moradores há meses e já conversou com o dono da empresa de adubos apontada como a causadora do mau cheiro. A empresa está regular e tem licença ambiental para funcionar, além disso o proprietário afirma que o cheiro liberado no bairro não pode ser gerado pela compostagem. “Pelo nosso processo, é quimicamente impossível sentirem o cheiro daqui. A gente faz compostagem, que libera gases como metano e amônia, assim que eles são emitidos, a tendência é ir para as camadas superiores da atmosfera”, explica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Suspeito de matar Vinicius a golpes de faca foi preso em MS

Foto: Mtcurado/Getty Images

Espanha reforça apoio ao acordo com Mercosul e propõe fundo europeu diante de tarifas dos EUA

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Ferido a facadas por ex ciumento está em estado grave na Santa Casa de Campo Grande 

Últimas Notícias

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Famosos

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Caio Castro deu uma nova chance ao amor e assumiu o relacionamento com Vitoria Bohn, ex-atriz da TV Globo; saiba que é ela

Emprego e Concurso

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Interessados no curso podem se inscrever pela internet e presencialmente em dia de atendimento especial

Brasil

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

Deputado federal afirmou que se retornasse ao Brasil seria "perseguido e preso"