Muito estudo, mas um minuto de atraso acabou adiando os planos de dois jovens neste domingo (03) em por não conseguirem chegar a tempo para a realização do (Exame Nacional do Ensino Médio). Júlio Lopes, de 26 anos, diz que estudou bastante, até inglês que não gosta, tudo para fazer a prova e cursar Medicina.

O rapaz saiu do Itamaracá com 30 minutos de antecedência, mas o pneu da moto furou quando ele passou sem querer por um dos buracos da cidade. “Demorou 20 minutos para arrumar a moto. Ainda vim rápido, correndo risco [no trânsito] para não atrasar, mas não deu tempo”.

Com a voz embargada, Júlio conta que não foi falta de planejamento e lamenta as condições das vias da cidade. Dener Pereira, de 17 anos, atrasou cerca de 10 minutos porque confundiu o horário, achando que as provas começavam 13h.

“Estava me preparando desde março. Agora vou tentar o da ”, lamentou.

Enem

Vale lembrar que os horários são diferentes nos estados do Brasil, já que a programação da prova segue o horário oficial de Brasília. Em Mato Grosso do Sul, os portões fecharam às 12 horas. O diretor de Gestão e Planejamento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Murillo Gameiro, lembra que é proibida a entrada do participante, no local de prova, após o fechamento dos portões. “Por isso, é importante ficar atento com o horário local, caso não seja o mesmo de Brasília”.

O Enem ocorrerá em dois domingos, 3 e 10 de novembro. O Inep sugere que o participante conheça seu local de prova com antecedência. Em MS, os portões abrem às 11h e fecham às 12h. As provas começam às 12h30 e terminam às 18h.

O acesso à sala de provas só será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto, conforme previsto em edital. O Inep recomenda que o participante leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso, que já está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem.