Rio Aquidauana sobe mais 43 centímetros e chega aos 6,43 metros, informa Defesa Civil

Após o alerta na manhã desta quinta-feira (28) da Defesa Civil sobre a altura do Rio Aquidauana, que às seis da manhã teria atingido os 6 metros, mas de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Ravaglia, nesta tarde que o nível subiu mais 43 centímetros, atingindo os 6,43 metros, mas que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Após o alerta na manhã desta quinta-feira (28) da Defesa Civil sobre a altura do Rio Aquidauana, que às seis da manhã teria atingido os 6 metros, mas de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Ravaglia, nesta tarde que o nível subiu mais 43 centímetros, atingindo os 6,43 metros, mas que a situação ainda está sob controle.

O coordenador também informou ao Jornal Midiamax, que o sol na região abriu, mas que ainda há previsão de chuva. “Estamos monitorando a situação, para que o Rio entre em estado de emergência precisa atingir os 7 metros, mas há o risco de alagamentos. O tempo abriu, mas estamos com nuvens carregadas e previsão de chuva”, explicou.

De acordo com as informações, de terça-feira (26) o nível do rio já havia subido 117% até hoje, saltando de 2,76 para 6,43 metros, conforme dados integrados da Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e da Defesa Civil Municipal de Aquidauana. Ao atingir os de 7 metros o rio entra em estado de emergência.

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fábio Santos Coelho Catarineli, em fevereiro de 2018, quando a região foi atingida por uma das maiores inundações da década, o nível do rio chegou 7,42 metros. “O rio Aquidauana é afetado pelas chuvas localizadas. Como são esperadas chuvas acima da média para esse período estamos monitorando de forma constante”, afirma.

Três réguas medem o nível do rio nas estações de Palmeira, Aquidauana e Estrada MT-738. No Estado, outro rio com nível de alerta é o Coxim. Nesta quinta-feira, as águas atingiram 4,21 metros de altura. A partir de 5,00 o nível do rio entra em estado de emergência, podendo afetar a cidade.

Avisos à população

As pessoas que moram em áreas de risco, como encostas de rios, devem ficar em estado de alerta e acompanhar diariamente a previsão do tempo.

É importante ressaltar a adesão aos alertas da Defesa Civil, para aderir ao sistema gratuito, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. A partir do cadastramento, o telefone e o

Conteúdos relacionados