De 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 65 cidades têm a água contaminada por todos os 27 agrotóxicos. No Brasil, o ‘coquetel de agrotóxicos’ está presente na água de 1 a cada 4 cidades entre os anos de 2014 e 2017. está entre as capitais com a contaminação múltipla e tem 27 agrotóxicos detectados.

'Coquetel de agrotóxicos' contamina água em cidades de MS, aponta estudo
Fonte: Por trás do alimento

Os dados são de reportagem especial da Agência Pública, Repórter Brasil e a organização suíça Public Eye, que mostra o monitoramento feito pelo Ministério da Saúde. As informações são parte do Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento.

Na água de Campo Grande, foram encontrados 27 agrotóxicos, sendo que 11 deles são associados a doenças crônicas como o câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos. O infográfico mostra que a maioria das cidades do estado têm um número alarmante de químicos na água, ficando em quinto lugar no ranking dos estados do Brasil.

Entre os agrotóxicos encontrados em mais de 80% dos testes feitos nas cidades do Brasil, cinco são considerados como prováveis cancerígenos e seis como causadores de disfunções endócrinas, como a puberdade precoce. Ainda segundo a reportagem, dos 27 agrotóxicos, 21 são proibidos na União Européia por conta dos riscos à saúde.

Confira a reportagem completa na Agência Pública