Fornecedoras de água contestam dados sobre contaminação com agrotóxicos em MS
Empresas de fornecimento de serviços de água e esgoto em Mato Grosso do Sul contestam os dados apresentados por reportagem da Agência Pública nesta semana, segundo a qual 64 dos 79 municípios do Estado teriam a água contaminada por “coquetel de 27 agrotóxicos”. De acordo com as empresas, no entanto, as medições rotineiras apontam que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Empresas de fornecimento de serviços de água e esgoto em Mato Grosso do Sul contestam os dados apresentados por reportagem da Agência Pública nesta semana, segundo a qual 64 dos 79 municípios do Estado teriam a água contaminada por “coquetel de 27 agrotóxicos”.
De acordo com as empresas, no entanto, as medições rotineiras apontam que a água fornecida é segura para consumo. Segundo a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), nenhuma das análises realizadas detectou “qualquer vestígio de resíduos químicos ou grau de contaminação que pudesse superar o Valor Máximo Permitido (VMP) pela Portaria de Consolidação 5, anexo XX, do Ministério da Saúde”.
A empresa destacou, ainda, que disponibiliza o resultado das análises e que o cidadão pode acessar os dados a qualquer momento, no site da SISAGUA, no link a seguir: http://dados.gov.br/dataset/controle-semestral.
Ainda de acordo com a Sanesul, as informações do Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano) utilizadas na reportagem da Agência pública foram exploradas de forma “bastante superficial”, já que o estudo “é amplo, complexo e exige avaliações mais aprofundadas e criteriosas por parte de todos os envolvidos e interessados”.
Campo Grande
Na Capital, a concessionária do serviço, a empresa Águas Guariroba, também contestou as informações da reportagem e garantiu, por meio de nota, que a água fornecida está dentro dos parâmetros de qualidade.
“O abastecimento da capital sul-mato-grossense tem um rigoroso processo de monitoramento, desde a captação até a chegada nos hidrômetros dos imóveis. Todos os parâmetros de análise da nossa água estão dentro dos padrões da legislação. Nunca foram encontrados parâmetros desconformes com a lei”, traz a nota.
Segundo a concessionária, os dados do Sisagua foram interpretados “de forma inadequada”, já que em “nenhuma análise realizada pela empresa foi detectada a presença de agrotóxicos acima dos limites permitidos na Resolução CONAMA 357/05 e CONAMA 396/11”.
A empresa destacou, ainda, que pedirá esclarecimentos para que “nenhuma informação seja divulgada de maneira que coloque em dúvida a qualidade da água fornecida para os campo-grandenses”.
Confira as notas na íntegra na sequência:
Sanesul
Águas Guariroba
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.