Em 2018, a registrou 36.877 atendimentos, com destaque para o serviço de conversão de união estável em casamento, que somou 4.995 casais que selaram matrimônio. Já o segundo serviço mais procurado foi o divórcio direto, com 2.232 casos.

Na próxima segunda-feira (14) a Justiça Itinerante retoma os atendimentos em . Ao todo, 16 bairros recebem o serviço. No primeiro dia de atendimento de 2019, a unidade I estará no Bairro São Conrado e a Unidade II no Bairro Santo Amaro.

Coordenado pelo juiz Cezar Luiz Miozzo, o serviço passa pelos bairros afastados do Centro e com grande número de moradores. Todo o atendimento é gratuito e prestado de forma rápida, fazendo valer os direitos da população, auxiliando e procurando solucionar suas pendências judiciais.

De acordo com o TJMS, as duas equipes da Justiça Itinerante atendem as diversas regiões da cidade, sendo o bairro Piratininga o local com maior procura pelo serviço do Poder Judiciário de MS, com 5.940 atendimentos e orientações jurídicas no ano de 2018. Os bairros São Conrado e Santo Amaro também têm grande procura pelo serviço, tendo registrado 5.255 e 4.581 atendimentos, respectivamente.

Outros serviços bastante procurados, são o cumprimento de prestação de alimentos, pedido de alimentos, investigação de paternidade e pedido de guarda de filhos.

A Justiça Itinerante tem a competência de conciliar, processar e julgar causas cíveis de menor complexidade, cujo valor não exceda 40 salários-mínimos, bem como as causas relativas a direito de família.

O atendimento é realizado de segunda a quinta-feira, das 7 horas às 11h30, de acordo com a ordem de chegada e sempre em dois bairros diferentes. Outras informações podem ser obtidas nos telefones 3314-5503 ou 3314-5510, das 12 às 19 horas.

Calendário

Confira clicando aqui o calendário de atendimento da Justiça Itinerante nos Bairros de Campo Grande. Na página da internet também é possível tirar dúvidas sobre a documentação necessária, quais ações podem ser propostas, entre outros assuntos.

Dourados – Em Dourados, a Justiça Itinerante atua em parceria com a Unigran, UEMS e UFGD. O início das atividades em 2019 será no dia 5 de fevereiro com o atendimento no Jardim Guaicurus, das 13h30 às 17h30.

Na comarca de Dourados também são atendidos pelo ônibus as seguintes localidades: Cachoeirinha, Canaã I, Jardim Guaicurus, Parque do Lago II, Jardim Europa, Bairro Jóquei Clube e Jardim Monte Carlo, além do município de Laguna Carapã.

O horário de atendimento é de terça a quinta-feira, das 13h30 às 17 horas (de acordo com a ordem de chegada e senhas limitadas), conforme o calendário. Outras informações pelo telefone 3902-1003.