Décimo sucessor de Dom Bosco, Reitor-Mor dos Salesianos destaca importância da juventude

“Acredito nos jovens e a juventude precisa acreditar em seus potenciais”. Com esta frase, o Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, padre espanhol Ángel Fernández Artime, resumiu à imprensa sua missão à frente da congregação. No Brasil para uma série de agendas, o Reitor-Mor aterrisou em Campo Grande na tarde da última quarta-feira (24), em […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

“Acredito nos jovens e a juventude precisa acreditar em seus potenciais”. Com esta frase, o Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, padre espanhol Ángel Fernández Artime, resumiu à imprensa sua missão à frente da congregação.

No Brasil para uma série de agendas, o Reitor-Mor aterrisou em Campo Grande na tarde da última quarta-feira (24), em visita de caráter solene e especial, na qual o recém-eleito 10º sucessor de Dom Bosco apresenta aos campo-grandenses as ações junto à comunidade Salesiana.

Na manhã desta sexta-feira (26), padre Ángel atendeu a imprensa e destacou seu principal desafio como Reitor-Mor, no caso, dar continuidade à missão de Dom Bosco. “A congregação está na atualidade, mas temos grandes desafios, que é ter a coragem que Dom Bosco tinha, independente do lugar, e manter fidelidade à visão dele”, destacou, referindo-se ao lema dos Salesianos.

Potencial da juventude

Décimo sucessor de Dom Bosco, Reitor-Mor dos Salesianos destaca importância da juventude
Padre Ángel destaca o papel da missão Salesiana de incentivar a juventude (Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)

Questionado pela imprensa, padre Ángel comentou indicadores nacionais, dentre eles o alto número de jovens que não trabalham e nem estudam, os “nem-nem. Segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de dezembro de 2018, 23% dos jovens estariam nessa condição.

“Há muito trabalho a ser feito no Brasil. Há muitos desafios. Para este país, considero que a educação é o grande caminho. Esse problema [dos jovens que não trabalham e nem estudam] é geral, mas aqui é um dos grandes problemas sociais do Brasil”, considerou.

Para o Reitor-Mor, incentivar a juventude é uma das estratégias para contornar esse grande problema político e social. “Às vezes nós fazemos com que os jovens achem que eles são os problemas, mas na verdade eles fazem parte da solução. Acredito nos jovens e a juventude precisa acreditar em seus potenciais”, conclui o padre.

Também estiveram presentes à coletiva os padres Horácio López, secretário do Reitor-Mor; Gildasio Mendes dos Santos, presidente da MSMT (Missão Salesiana de Mato Grosso); Ricardo Carlos, reitor da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco); e Natale Vitali, chanceler da UCDB.

Compromissos

As agendas do padre Ángel continuam nesta sexta-feira (26). No fim da tarde, ele visitará o Museu das Culturas Dom Bosco, no Parque das Nações Indígenas, com a presença de autoridades locais.

Já no sábado (27), às 9h, o Reitor-Mor participa do encontro dos salesianos na Chácara São Vicente e celebra a missa na Paróquia São João Bosco, aberta à comunidade. No mesmo dia, às 20h, serão realizadas apresentações culturais no Colégio Salesiano Dom Bosco, que encerram a agenda em Campo Grande.

Conteúdos relacionados