Campo Grande pode ter cinema adaptado para crianças autistas

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) sancionou duas leis nesta quinta-feira (14) voltadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista. As leis que possibilitam a criação de espaços voltados a estas pessoas e que cinemas exibam uma sessão especial para crianças autistas. A novidade é que agora os cinemas de Campo Grande podem reservar pelo menos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Divulgação/Curta Mais
Foto: Divulgação/Curta Mais

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) sancionou duas leis nesta quinta-feira (14) voltadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista. As leis que possibilitam a criação de espaços voltados a estas pessoas e que cinemas exibam uma sessão especial para crianças autistas.

A novidade é que agora os cinemas de Campo Grande podem reservar pelo menos uma sessão mensal chamada ‘Sessão Azul’, para apresentação de filmes para crianças autistas. As sessões contarão com iluminação reduzida, som mais baixo e não devem exibir o trailer no início do filme. As crianças com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares terão acesso irrestrito à sala de cinema, podendo entrar e sair ao longo da exibição.

Já a outra lei permite que shoppings centers, ginásios, poliesportivos e estabelecimentos similares, sejam públicos ou privados, criem espaços cultura, esporte e lazer para frequentadores com autismo. Os espaços devem obedecer ao procotolo ABA (Análise do Comportamento Aplicada), que identifica as diferentes necessidades, entendendo o comportamento de cada um, promovendo assim uma maior integração com os demais. Os projetos de lei foram aprovados na Câmara Municipal de Campo Grande em outubro.

Conteúdos relacionados