Base Nacional Comum Curricular é foco de formação na Reme, diz Prefeitura
Assessoria A terceira edição do programa de formação Reflexões Pedagógicas: Diálogos entre a Teoria e a Prática, que acontece até terça-feira (14), está mobilizando sete mil professores da Rede Municipal de Ensino (Reme), contemplando com 62 cursos, profissionais que atuam na educação básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Nesta etapa da terceira […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Assessoria
A terceira edição do programa de formação Reflexões Pedagógicas: Diálogos entre a Teoria e a Prática, que acontece até terça-feira (14), está mobilizando sete mil professores da Rede Municipal de Ensino (Reme), contemplando com 62 cursos, profissionais que atuam na educação básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Nesta etapa da terceira edição do programa, o foco tem sido a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), objeto de estudos dos professores durante um dos dois dias, destinados a formação. De acordo com o superintendente de Gestão das Políticas Educacionais da Reme, Waldir Leonel, a partir da homologação da BNCC, em dezembro de 2017, os estados e municípios passaram a se mobilizar para adequar seus referenciais curriculares às exigências do novo documento.
A ideia é apresentar um plano de ações estratégicas com vistas a debater e implementar o Referencial Curricular Municipal, tendo em vista o prazo estabelecido pelo MEC para a definição, dois anos a partir da homologação da Base. “Estamos fazendo um estudo sistematizado com o corpo docente e técnicos para uma reconstrução do referencial curricular da Semed. É importante esse conhecimento para que as unidades também possam atender suas necessidades dentro das novas orientações da BNCC”, disse o superintendente.
Já no segundo dia de estudos, que acontecem desde a semana passada, os profissionais estão realizando as formações oferecidas pela superintendência de Gestão das Políticas Educacionais e de acordo com o interesse e inscrição de cada profissional na plataforma virtual.
As formações estão acontecendo nas escolas e EMEIs da Reme e no Espaço de Formação da Semed, além de instituições parceiras como o Museu da Imagem e do Som e a Unigran. Os temas variam desde interpretação de texto até estratégias pedagógicas para alunos na perspectiva inclusiva._DSC8425
A nova roupagem do programa de formação visa oferecer mais opções de cursos para os profissionais, que podem escolher qual curso desejam fazer, facilitando o aperfeiçoamento na área em que o profissional realmente sente necessidade.
Para a diretora da EMEI Joana Mendes dos Santos, Suely Cristina Soares da Gama, o momento de estudos é de grande importância para aprofundar o aprendizado na área da Educação Infantil . “Dessa forma contribuímos na efetivação do conhecimento de todos os âmbitos da aprendizagem dos alunos”, ressaltou.
O diretor da escola do campo Oito de Dezembro, Marcio José Martins Ferreira, destacou que o conteúdo discutido nas formações tem transformado as aulas dos professores. “Toda formação agrega, discutir sobre tendências e temas relacionados a educação é fundamental e a gente percebe nas atividades elaboradas pelos professores, a influência por conta da reflexão que estão fazendo após esses cursos”, afirmou.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Dois ficam feridos e carro parte ao meio após batida com SW4 na BR-163 em MS
Veículo SW4 capotou, parando a alguns metros de distância após a batida
Você também pesquisou isso? Principais buscas do Google escancaram um 2024 peculiar
Que 2024 foi esse? Buscas mais realizadas no Google montam um panorama do interesse coletivo dos brasileiros este ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.