Pular para o conteúdo
Cotidiano

Associação de vistoriadoras considera investigação positiva, mas teme generalizações

A Assovis (Associação das Empresas de Vistorias do Estado de Mato Grosso do Sul) considerou positiva a investigação iniciada pelo MPMS (Ministério Público Estadual) sobre irregularidades em ECV (Empresas Credenciadas de Vistoria) do Estado. De acordo com o presidente da entidade, Renato Cantadori, é importante que as eventuais irregularidades sejam investigadas, a fim de garanti...
Arquivo -
Vistoriadora flagrada em fraude em vistorias foi alvo de mandado de busca e apreensão (Foto: Minamar Junior | Midiamax)
Vistoriadora flagrada em fraude em vistorias foi alvo de mandado de busca e apreensão (Foto: Minamar Junior | Midiamax)

A Assovis (Associação das Empresas de Vistorias do Estado de Mato Grosso do Sul) considerou positiva a investigação iniciada pelo MPMS (Ministério Público Estadual) sobre irregularidades em ECV (Empresas Credenciadas de Vistoria) do Estado.

De acordo com o presidente da entidade, Renato Cantadori, é importante que as eventuais irregularidades sejam investigadas, a fim de garantir transparência nos serviços executados pelas ECV.

“Tudo que tiver irregular tem que ser sanado. Não estou dizendo que exista irregularidades contra essas empresas, mas que é importante que sejam apuradas e, se forem confirmadas as suspeitas, que a lei seja cumprida”, afirmou Cantadori ao Jornal Midiamax.

O presidente da Assovis refere-se à recomendação do MPMS de suspender por 90 dias as vistoriadoras Focar e Contato Vitoria Automotiva, que de acordo com o órgão, utilizariam “laranjas” no quadro societário, quando, de fato, os reais proprietários seriam pessoas impedidas de exercer referida atividade empresarial.

As empresas foram alvo de mandados de busca e apreensão durante a Operação Vistoria, deflagrada no dia 10 de abril, a partir de procedimento criminal instaurado pela 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social que identificou indícios de crimes de lavagem de dinheiro e de falsidade ideológica. As demais promotorias do Patrimônio Público também participaram da ação.

Cantadori admitiu que as investigações afetam, de certa forma, as demais empresas de vistoria que atuam no Estado e que isso pode prejudicar a imagem das ECV. “Isso porque as pessoas generalizam, enxergam como um todo, quando na verdade cada empresa tem um proprietário, que é responsável pelo que faz. Cria-se um desconforto, mas que, de certa forma, faz parte desse processo de transparência dos nossos serviços”, comenta.

O Jornal Midiamax solicitou posicionamento do (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), mas até a publicação desta matéria, não recebeu resposta.

Imersas em polêmicas

Diversas matérias do Jornal Midiamax denunciam irregularidades na execução de serviços tanto pelo Detran-MS como por credenciadas – dentre elas a Focar, que foi flagrada aprovando vistoria de veículo com o motor fundido, portanto, inapto a circular.

Ao Jornal Midiamax, a Focar também havia negado que Nelson Gonçalves Lemes, que já exerceu cargo de Diretor da Diretoria de Registro e Controle de Veículos do Detran/MS, fosse o verdadeiro dono da empresa, que está em nome de Antônio Gregório.

O fato ocorreu em junho de 2018, menos de um mês após o Conselho Superior do MPMS arquivar um inquérito que garante ter investigado irregularidades na inspeção veicular do Detran-MS. O caso gerou a reabertura da investigação.

Vale lembrar, também, que em 2015 a atuação do Ministério Público foi ocasionada após reportagem investigativa do Jornal Midiamax que retratou a facilidade, na época, de aprovar veículos irregulares durante vistorias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

Fumaça de incêndio no Noroeste chama a atenção e é vista a 18 km de distância

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Fagulhas de fogo se espalham e incêndio chega em área que pertence ao Parque dos Poderes

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via

Famosos

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Cantor publicou em seu Instagram momento em que recebe alta da UTI

Política

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Ministro Alexandre de Moraes está proibido de entrar nos Estados Unidos

MidiaMAIS

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Pintura "Dois Amantes", de Yasmin Oliveira, segue em votação popular até o próximo domingo (3)