MPE-MS volta a cobrar tombamento de canteiro da Av. Afonso Pena

Sectur alega que processo de tombamento está parado “há anos”

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Sectur alega que processo de tombamento está parado “há anos”

A Prefeitura de Campo Grande voltou a ser questionada pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) sobre o tombamento do canteiro central da Av. Afonso Pena, determinado pela Justiça em março de 2016.

O MPE-MS instaurou um inquérito nesta quinta-feira (1) para apurar o cumprimento da sentença, e se reuniu em meados de fevereiro com representantes da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) para discutir o processo de tombamento.

O tombamento do canteiro central da Av. Afonso Pena é um pedido antigo do MPE-MS, que ingressou com ação civil pública para obrigar a Prefeitura a tornar a área em patrimônio histórico ainda em 2012.

Na época, o órgão pretendia evitar novas alterações no canteiro, que já tinha sido modificado pela implantação de uma ciclovia e podia ser novamente reformado por uma suposta criação de corredores de ônibus na pista.MPE-MS volta a cobrar tombamento de canteiro da Av. Afonso Pena

Apesar das tentativas da Prefeitura de barrar a ação, em 2016, após já ter tido decisão favorável em primeira instância, o MPE-MS conseguiu uma sentença a favor do tombamento do canteiro expedida pelo desembargador Divoncir Maran, do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Na reunião com o MPE-MS, os representantes da Sectur informaram que o processo administrativo de tombamento do canteiro da Afonso Pena está sem andamento “há vários anos”. Eles pediram cópias da sentença judicial para dar andamento do processo.

Conteúdos relacionados