Festival de xadrez da Reme reúne mais de 100 alunos em Campo Grande
Promover um intercâmbio social e esportivo entre as unidades de ensino da Reme (Rede Municipal de Ensino), revelando novos talentos, além de valorizar o trabalho dos professores que trabalham o xadrez com os alunos das escolas é o objetivo do Festival de Xadrez e Damas da Reme, que aconteceu nesta terça-feira (12), no Clube Estoril […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Promover um intercâmbio social e esportivo entre as unidades de ensino da Reme (Rede Municipal de Ensino), revelando novos talentos, além de valorizar o trabalho dos professores que trabalham o xadrez com os alunos das escolas é o objetivo do Festival de Xadrez e Damas da Reme, que aconteceu nesta terça-feira (12), no Clube Estoril e reuniu 158 alunos de unidades que praticam a modalidade.
A abertura do evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes e do chefe da Deac (Divisão de Esportes, Arte e Cultura) da Reme, Marcos Antônio Lopes, que destacou a característica de união promovida pelo evento.
“Estes momentos são importantes para aproximar nossos alunos no sentido de trocarem experiências, já que a proposta dos festivais não é a competição e sim, a de reunir estudantes e professores em um evento saudável”, disse.
A secretária Elza Fernandes falou sobre o empenho dos professores da Deac que trabalham as diversas modalidades esportivas na Reme. “Parabenizo a todos pela dedicação em desenvolver estes projetos nas nossas escolas. É um incentivo importante e que contribui muito com o desenvolvimento pedagógico das crianças”, afirmou.
Apesar de os professores destacarem a contribuição que os jogos de xadrez e damas têm no desempenho escolar, principalmente em disciplinas como a Matemática, os alunos estavam interessados, mesmo, na diversão.
Foi assim com a aluna da Escola de Tempo Integral Iracema Maria Vicente, Samia Cordeiro Aguilera, que há dois anos começou a jogar xadrez por influência das amigas. Mesmo tendo conquistado várias medalhas em campeonatos, ela acredita que o objetivo principal deve ser a diversão. “Eu gosto mesmo é de disputar por brincadeira. A gente se diverte mais”, contou.
Da mesma opinião compartilha o aluno Luiz Gustavo Duarte de Souza, de 10 anos, que também se interessou pelo esporte há dois anos observando os colegas. “Já ganhei campeonatos na escola e acredito que meu raciocínio melhorou”, pontuou Luiz Gustavo.
Os festivais da Reme integram o projeto “Esporte Escolar: Uma oportunidade sem limites”, que este ano contempla 16 mil alunos em 85 escolas e 22 Ceinfs. A proposta é oportunizar ações educacionais através da interação entre estudantes da Rede Municipal de Ensino, por meio de atividades esportivas e culturais, mobilizando a comunidade escolar.
Diferente das competições, os festivais contemplam com premiação todos os alunos, o que incentiva ainda mais a participação, segundo o chefe da Deac, Marcos Antônio.
Assessoria
Notícias mais lidas agora
- Com várias lesões, bebê de 7 meses chega morta a hospital e mãe acaba presa em MS
- Segunda maior cidade produtora de soja de MS estuda decretar situação de emergência devido à estiagem
- Sem ônibus, trabalhadores caminham por 3 horas para chegar em casa de madrugada
- Homem é morto a tiros após discussão com o vizinho em Coxim
Últimas Notícias
Valério Lemes, líder indígena de Aquidauana, morre na Santa Casa de Campo Grande
Ele era conhecido na comunidade por sua luta por educação e saúde, e por seu engajamento nos esportes
Com a proximidade da volta às aulas, Detran alerta para os cuidados com crianças no trânsito
No período de volta às aulas, há um aumento considerável no número de veículos e pedestres
Antaq marca para 6 de fevereiro a 1° audiência pública sobre concessão da hidrovia em MS
Tramo sul, como é conhecido o Rio Paraguai em Mato Grosso do Sul, nunca passou por dragagem
Encomenda do tráfico: Vinda da fronteira, droga é localizada em caixas nos Correios de Campo Grande
Nas caixas continham maconha, meleca da maconha e dry, substancias sintéticas e mais potente, além de cocaína a e outros itens como cigarros eletrônicos e minoxidil.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.