Chuvas começaram na madrugada desta terça-feira (20)

O Corpo de Bombeiros está em alerta nas cidades banhadas pelo Rio Miranda, que teve cheia com as chuvas que atingiram o Estado desde a madrugada desta terça-feira (20). As cidades de , Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Bela Vista e principalmente Bonito, município que ficou ilhado, estão sendo monitorados.

A cabeceira do Rio Miranda aproximadamente 200 milímetros, mas não chegou a transbordar, entretanto, militares estão atentos. “Até agora não fomos acionados para mais nada. O rio teve uma cheia, mas não teve mais prejuízos” disse Sargento Jair, do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar ao Jornal Midiamax.

Um registro da cheia no rio foi feito pelo fotógrafo Ricardo Fernandes, onde mostrou a dimensão da enchente das águas do rio em Jardim, 239 km de Campo Grande.Bombeiros monitoram cidades na região do Rio Miranda

Chuvas

Com a chuva ininterrupta desde a madrugada desta terça-feira (20), a Cedec (Coordenação Estadual da Defesa Civil) está monitorando algumas áreas do interior do Estado que foram afetadas. Entre as áreas de atenção está a cidade de Aquidauana, que já contabiliza cerca de 30 pessoas desabrigadas. 

O Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu um alerta sobre a possibilidade do nível do rio Aquidauana atingir o estado de emergência nas próximas horas. Nas últimas 24 horas, caíram 153 milímetros de chuva. Com 8 metros, é considerado situação de inundação. “Ele [rio] está subindo. Não atingiu ainda 8 metros, mas já está atingindo casas”, explicou Bitencourt.

Bonito

Conforme a defesa civil municipal de Bonito, as chuvas fortes causaram estragos nas áreas urbana e rural porque o sistema de drenagem não consegue suportar a força das águas. Há registro de alagamentos em vários pontos do município. Mesmo com esses casos, o coordenador da Defesa Civil Estadual informou que não há relatos de desabrigados até o momento.

Na manhã desta terça-feira, o córrego Bonito transbordou e deixou vários moradores da cidade ilhados, impedindo o acesso de motocicletas e carros de passeio. O coordenador da Defesa Civil do Município informou que na última noite até esta manhã, o acumulado de chuva chegou a 245 milímetros.

Inundação BR-262

Na manhã desta terça-feira, as fortes chuvas em Aquidauana provocaram a interdição total da BR-262, no km 461. Conforme a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o trafego foi interrompido por conta do alagamento do córrego de Dois Irmãos, que invadiu a pista.