Na manhã desta quarta-feira (24), morador do bairro Caiobá, em Campo Grande, se deparou com dezenas de pneus jogados em um terreno baldio na Rua Flora do Pantanal. Apesar do período de estiagem, todo o país está em alerta para casos de dengue, que somam 15 mortes este ano em Mato Grosso do Sul.

O morador contou ao Jornal Midiamax que pedalava pelo bairro quando se deparou com a situação. “Acredito, que seja recente, pois os pneus estão secos e por esses dias não choveu aqui no bairro. Mas é lamentável uma situação dessa”.

Mato Grosso do Sul segue com alta incidência de dengue e na última semana chegou a 6,5 mil casos confirmados da doença e 15 mortes. Em uma semana, houve aumento de uma morte e confirmação de 824 novos casos da doença.

Limpeza de terrenos é essencial, saiba como denunciar

De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), 80% dos focos estão dentro das residências e a população precisa ficar atenta para eliminar a fonte do vetor das doenças. Pneus têm grande potencial para se tornar viveiro de mosquitos.

A Prefeitura de Campo Grande explica que a população que deseja realizar uma reclamação ou denúncia sobre situações envolvendo descarte irregular de lixo, acúmulo de criadouros do Aedes aegypti, ou qualquer outra relacionada à saúde pública, pode ligar na Ouvidoria da Sesau, através do telefone 3314-9955.

Com a reclamação formalizada, será gerado um número de protocolo, que o munícipe poderá utilizar para acompanhar a resolutividade do problema. A partir da denúncia, a equipe da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais vai até o endereço para verificá-la. Se confirmada, é elaborado um termo para regularização da situação, com prazo de 30 dias.

Outras situações, como obstrução de calçadas, pedidos de manutenção em ruas e outros, podem ser denunciados pelo telefone 156 ou ainda no site https://fala.campogrande.ms.gov.br/.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.