Após notificação do Procon-MS, Energisa intensifica serviços de religação
O atraso da concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica, Energisa, em fazer a religação da rede, no prazo legal de 24 horas, resultou em notificação, na manhã desta quinta-feira (13), pelo Procon Estadual. Diante das dezenas de reclamações protocolas no órgão de Defesa do Consumidor, a Energisa afirmou que deve montar uma força-tarefa nos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O atraso da concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica, Energisa, em fazer a religação da rede, no prazo legal de 24 horas, resultou em notificação, na manhã desta quinta-feira (13), pelo Procon Estadual.
Diante das dezenas de reclamações protocolas no órgão de Defesa do Consumidor, a Energisa afirmou que deve montar uma força-tarefa nos próximos dias. A concessionária esclareceu que reforçou o número de equipes em campo para os serviços de religação, entre esta quinta e sexta-feira, visando regularizar o fornecimento de energia dos clientes que entraram em contato com a empresa.
Para que os usuários regularizem os débitos, a Energisa explicou que intensificou as ações de negociação em todo o Estado. Avisos e reavisos das contas pendentes estariam sendo emitidos a fim de não suspender o fornecimento de energia do cliente.
Somente no período da manhã, de acordo com o superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, cerca de 70 pessoas foram até o local reclamando da religação fora do prazo.
O principal problema apontado pelos consumidores é a demora da concessionária em fazer as religações. Entre os que denunciaram a situação ao Procon, alguns chegaram a cogitar uma possível falta de funcionários ou paralisação de terceirizados da concessionária.
Prazo de 24 horas
De acordo com o informado pela própria Energisa, em seu site, a religação normal em área urbana é feita em até 24 horas. No momento da solicitação o cliente optará pelo tipo de religação (Normal ou de Urgência), observando o custo do serviço.
A taxa cobrada por esse serviço é definida pelo órgão regulador (ANEEL), Resolução Normativa 414/2010, artigo 102, Seção VII e publicada através de Resolução Homologatória, sendo o valor diferenciado de acordo com a localização e o grupo tarifário da unidade consumidora.
Conforme prevê o artigo 176, parágrafo 5º da Resolução 414/10 da ANEEL, quando a comunicação de pagamento, compensação do débito no sistema da distribuidora ou a solicitação para a religação ocorrerem após as 18h ou em dia não útil, o início da contagem dos prazos se dá a partir das 8h da manhã do dia útil subsequente.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Trabalhadores podem ter sete feriados prolongados em 2025; confira o calendário
Em Mato Grosso do Sul, seis feriado caem entre quinta e sexta-feira, o que possibilita feriados prolongados em 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.