Seis médicos faltam a plantões e pacientes ficam sem atendimento
136 médicos já pediram demissão neste ano
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
136 médicos já pediram demissão neste ano
As unidades de saúde 24 horas do Universitário e do Nova Bahia contam somente com um plantonista, cada posto, após seis médicos não comparecerem para cumprir seus plantões deste domingo (28). Com o efetivo desfalcado, os locais irão atender apenas casos graves, e quem procura por atendimento terá que peregrinar entre os postos da cidade.
A escala com o número de médicos para atender na parte da tarde na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), conta com apenas um profissional e não há atendimento de pediatria até ás 18 horas. No período noturno, estima-se que 4 médicos cumpram a jornada para atendimento adulto e seis destinados ao á pediatria.
Situação semelhante foi encontrada no CRS (Centro Regional de Saúde) do Nova Bahia, que também contará com apenas um plantonista nas próximas horas. A promessa é de que quatro médicos compareçam ao plantão durante a noite, mas nenhum especialista infantil, portanto, quem precisar de pediatria terá que procurar em outro bairro.
O local mais próximo para os moradores da região do Universitário, é a UPA Vila Almeida, distante a 13 quilômetros. Já quem mora no Nova Bahia, pode recorrer a UPA do Coronel Antonino, a aproximadamente 5,6 quilômetros.
Embora sejam elencadas como atendimento 24 horas, ou seja, a qualquer hora do dia com médicos, as unidades da cidade enfrentem dificuldades em fechar a escala de plantão por causa das ‘desistências’ de 136 profissionais. O efetivo hoje tem 1.038 médicos, quantidade que o município diz ser insuficiente para atender toda a rede; são 89 unidades.
Além da insuficiência de médicos, de desordem dos plantões, situação que é confirmada pelo secretário municipal de saúde, o médico Marcelo Vilela. “Não foram dar o plantão”, confirmou. Segundo ele, os médicos serão punidos, com abertura de processos administrativos e os nomes encaminhados ao CRM (Conselho Regional de Medicina).
“A gentes está pedindo para a população ir em outras UPAs, tem 10 unidades abertas. O Moreninhas tem 6 médicos hoje”, defendeu. “A gente tem excesso de portas abertas, e é difícil compor escala em dez postos 24 horas”, resumiu.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semáforos da Afonso Pena e Joaquim Murtinho estão fora de funcionamento
Uma equipe da Energisa está na Joaquim Murtinho
Com Natal batendo à porta, ceias prontas podem ser solução na correria de fim de ano em Campo Grande
Padarias, restaurantes e até supermercados vendem ceias prontas. Entre as opções, estão a ceia na caixa e a lowcarb
Jorge e Mateus excluem MS da turnê de despedida e dupla poderá sair de cena sem se apresentar no Estado
Dupla Jorge e Mateus divulgou lista de shows da última turnê antes da pausa na carreira e MS ficou de fora, para a decepção dos fãs
Com venda de quadrinhos, jogos e troca de figurinhas, evento reúne público geek em Campo Grande
Super-Feira da Banca Modular é especial de Natal, com opções para fãs de cultura nerd
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.