Governo troca dia do feriado de Santo Antônio para emendar feriadão

Servidores estaduais terão três dias de folga

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Servidores estaduais terão três dias de folga

O Governo do Estado decidiu trocar o dia do feriado de Santo Antônio, padroeiro de Campo Grande, cuja data comemorativa é sempre 13 de junho, para conceder uma emenda aos servidores do ponto facultativo junto ao fim de semana.

Na prática, o governo trocou o feriado da terça-feira (13) para a sexta-feira (16), ‘nas repartições públicas da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, estabelecidas nos municípios em que o dia 13 de junho é considerado feriado’.

Logo, a próxima terça-feira terá expediente normal na Capital para os servidores estaduais, que só desfrutarão do feriado na sexta-feira, o que permitirá àqueles que não cumprem expediente aos sábados e domingos uma folga de três dias.

No decreto em que transferiu o ponto facultativo, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ressaltou que a medida não se aplica ‘às unidades e serviços considerados essenciais, que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos’.

Santo

Um dos santos mais populares do país, Santo Antônio, Frei Franciscano, é conhecido como protetor das coisas perdidas, dos casamentos, dos pobres e dos milagres.

A tradição católica prega que mesmo em vida ele realizou inúmeros milagres, enquanto falava sobre temas como a quaresma e os evangelhos.

Morreu jovem, aos 36 anos, em 1231, e menos de um ano depois, os relatos de milagres que lhe envolviam levaram à sua beatificação e canonização, realizada pelo Papa Gregório IX, em maio de 1232, no processo mais rápido da história da igreja. Santo Antônio também padroeiro de Portugal e proclamado Doutor da Igreja, pelo papa Pio XII.

Conteúdos relacionados

lama