Funcionários do Proinc, Omep e Seleta reclamam de atrasos no salário
Prefeitura prometeu pagar na quinta-feira (9)
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Prefeitura prometeu pagar na quinta-feira (9)
Funcionários municipais do Proinc (Programa de inclusão profissional), e das entidades Seleta – Sociedade Caritativa e Humanitária – e Omep (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) afirmam que o salário do mês de fevereiro e o vale-transporte estão atrasados. O que relatam, no entanto, é que a situação tem ocorrido todos os meses.
“A minha esposa é funcionária, ela deixou o cartão comigo e todo o mês atrasa. É um pessoal muito humilde, eles não dão resposta nenhuma, e esse mês está atrasando e falaram que nem tem previsão. O ponto de apoio lá na Funasa [Fundação nacional de saúde], perguntam pra Funasa, nos grupos de combate à dengue, pode perguntar pra qualquer Proinc, não receberam e não tem previsão”, explica o marido de uma das funcionárias, que trabalha como agente de endemias. O casal não quis ser identificado. Eles afirmam que há diversos funcionários “passando fome”.
Outra funcionária do Programa, que atua na mesma área de endemias, relata que a situação ocorre há alguns meses. Além do salário, o vale-transporte e a cesta básica também atrasam, de acordo com ela. “Basicamente toda semana falta vale-transprte, têm meses de eles passarem dois meses, se a gente não ir trabalhar, o vale-transporte. Minha água vai cortar, não tem previsão. Todo mês está atrasando salário”, relata ela, que também não quis ser identificada.
Seleta e Omep
Os contratos da administração municipal com as entidades Seleta e Omep serão rompidos gradativamente, conforme acordo entre a Prefeitura e o Ministério Público Estadual (MPE), em cumprimento à decisão judicial. Isso porque a terceirização das atividades desenvolvidas pelos funcionários – que trabalham em lugares como Ceinfs (Centros de eduação infantil) e Cras (Centros de referência em assistência social) é ilegal aos olhos da Justiça.
Ainda assim, os trabalhadores ainda prestam serviços para a administração municipal e relatam que o salário deste mês e o vale-transporte também está atrasado. Um dos funcionários que preferiu não ser identificado, relata que todos os meses os trabalhadores são desligados, e que a situação de atraso salarial, para os que permanecem prestando os serviços, não mudou e já dura mais de um ano. Outra situação que relata é que algumas mulheres não conseguiram a licença maternidade.
“A gente está trabalhando normal, ele vai mandando gradativamente, a gente não tem nada a ver, a gente ainda está trabalhando. Os funcionários do Ceinf são muitos, alguns estão de férias e estão voltando agora. Muitos não entraram em férias e teriam que ter recebido até o quinto dia útil, o vale-transporte tinha que ter sido pago dia primeiro. Existem casos no nosso grupo de pessoas com licença maternidade que não receberam”, declara ele, que é funcionário de um Cras.
O trabalhador também conta que as entidade continuam alegando falta de repasse pela Prefeitura, ao não pagarem os funcionários. Durante entrevista, no entanto, o secretário Municipal de Fazenda, Orçamento e Finança, Pedro Pedrossian Neto, afirmou que as entidades receberam os valores da administração.
“Tem casos de pessoas que não tem nem o que comer, está dando o que tem em casa, não tem como trabalhar porque não tem vale transporte”, afirmou o trabalhador.
Investigação Gaeco – As entidades são alvo de investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), e passam por raio-x que desvenda uma espécie de máfia nos contratos, envolvendo crimes de improbidade administrativa, falsidade ideológica, peculato, lavagem de capitais e associação criminosa. O principal eixo da investigação são os supostos funcionários fantasmas. São cerca de 4,3 mil trabalhadores contratados pela Seleta e Omep.
A Prefeitura afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que os pagamentos dos funcionários do Proinc e das entidades será realizado na quinta-feira (9). O jornal Midiamax tentou falar com a Omep e com a Seleta, sem sucesso.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Câmeras flagraram agressões ao cantor Begèt de Lucena próximo a bar de Campo Grande
- Dona de bar é espancada e estuprada por falso cliente: ‘Deixa eu fazer tudo, senão vou te matar’
- Com ponto facultativo, próximo ‘feriadão’ em MS só em novembro, e com ressalvas
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
Últimas Notícias
Torcida de Campo Grande prepara caravana para semifinal do Botafogo pela Libertadores
Pantanal Fogo MS se organizou há cerca de um ano e possui sede própria no Jardim Imá
Candidatos têm até quinta para se registrar na disputa ao cargo de presidente da FFMS
Eleição foi convocada após destituição de Cezário da FFMS
Estelionatária deixa prejuízo de mais de R$ 40 mil ao fingir ter câncer para aplicar golpes em familiares
Irmã da estelionatária procurou a polícia após descobrir o golpe no dia 1º de outubro
Sem energia há quatro dias, moradores da região sul de São Paulo fecham estrada em protesto
Mais de 200 mil clientes continuam sem energia; Enel não tem previsão de quando o abastecimento volte ao normal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.