TJ-MS aprova projeto que quer implantar comarcas em todo o Estado
Proposta será encaminhada para a Assembleia Legislativa
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Proposta será encaminhada para a Assembleia Legislativa
Desembargadores do órgão especial do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira (6), projeto que prevê a criação de comarcas em todos os municípios do Estado. Também foram aprovadas propostas para a criação da Vara de Justiça Itinerante Estadual e da Vara de Execução Penal Estadual. As proposições serão encaminhadas para a Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados.
Além de atender a população, a aprovação atende inúmeras solicitações da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Mato Grosso do Sul, das Subseções do interior da Ordem, de diversas bancadas da Assembleia Legislativa e de prefeitos do interior, que pleiteiam criação de comarcas e ampliação de varas.
Nas novas comarcas, que ainda estarão sem o prédio do Fórum, a população será atendida pela Vara de Justiça Itinerante Estadual, que funcionará na Carreta da Justiça, um serviço móvel que levará a justiça de primeiro grau a estas cidades.
Atualmente, o Poder Judiciário de MS conta com 54 comarcas instaladas nos 79 municípios do Estado. A nova legislação tem o objetivo de levar a justiça a todas as regiões, marcando presença do Poder Judiciário nas cidades, o que garantirá o direito constitucional ao pleno acesso à justiça e contribuirá para a segurança pública, principalmente nos municípios de
Os investimentos na Carreta da Justiça já foram feitos, tudo dentro do orçamento do Judiciário. O veículo é equipado com computadores, mobiliário e toda estrutura necessária para funcionar como um fórum volante. Além disto, o cavalo mecânico da carreta está cedido ao Judiciário, por meio de acautelamento, o que diminuiu o gasto com o projeto.
Pelo projeto, a Carreta da Justiça fará uma programação em determinada cidade, com ampla divulgação pelos meios de comunicação, e o Judiciário ficará de 10 a 15 dias atendendo as demandas daquela comunidade.
Além das novas comarcas e da Vara da Justiça Itinerante do Interior, que funcionará com a Carreta da Justiça, foi votado e aprovado a criação da Vara de Execução Penal do Interior, que será centralizada na Capital e funcionará com mais de um juiz analisando a execução de pena em todo o MS. A proposta dá uniformidade de tratamento e de procedimentos, garantindo o direito a ressocialização do apenado.
O projetos serão encaminhados, imediatamente, para votação em plenário na Assembleia Legislativa.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Programação da Cantata de Natal do TJMS começa nesta terça-feira em Campo Grande
Acontece nesta terça-feira (10), a Cantata de Natal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), tradição em Campo Grande, que ocorre na rampa de acesso da Avenida Mato Grosso, a partir das 18h. Sob a direção do maestro Nillo Cunha, o Coral do TJMS apresentará obras instrumentais e vocais. Também haverá a…
Assistente de educação denúncia colega de trabalho por negar água para alunos de creche na Capital
Ainda, conforme a denúncia a funcionária o colega de trabalho de “moleque”
Fórmula Truck confirma realização de etapa em Campo Grande no mês de junho
Modalidade de corrida de caminhões é uma das preferidas dos fãs de velocidade em Mato Grosso do Sul
Reforma administrativa pode ser votada na Câmara sem emendas, diz Beto Avelar
Votação deve acontecer em sessão extraordinária nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.