Na mesma propriedade, índio foi ferido em março deste ano

A fazenda Cristal, em , município a 228 quilômetros de Campo Grande, voltou a ser ocupada por índios essa semana. A propriedade rural é vizinha à Reserva Indígena e havia sido alvo de uma ação de reintegração de posse há 50 dias, ocasião em que autoridades policiais retiraram os que haviam montado acampamento no local. Foi o mesmo grupo que agora retomou a área.

Essa situação foi criticada pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), que divulgou nota oficial em que aponta a existência de “122 áreas privadas invadidas em Mato Grosso do Sul”, casos que, conforme a entidade, “evidenciam a insegurança jurídica instalada há décadas em nosso estado, resultante do impasse da questão fundiária e da necessidade de uma solução efetiva por parte do Governo Federal”. 

“Além de comprometer a preservação do Estado de Direito, a repetição das invasões em Mato Grosso do Sul potencializa a tensão social e a descrença dos Poderes Constituídos”, pontuou a Famasul. “Invasão é ilegal e resulta, constantemente, em violência e depredação do patrimônio privado”.

Do outro lado da história, os guarani-kaiowá reivindicam a posse dessa fazenda por considerar que ela incide sobre território de ocupação tradicional indígena, o Tekoha Ita Poty, entre os municípios de Dourados e Itaporã.

Defensores da causa indígena informaram que após o despejo ocorrido há quase dois meses, o grupo montou acampamento na beira da rodovia MS-156, nas proximidades da fazenda. Mas “não suportaram permanecer na rodovia expostos ao frio, vento e fome”, conforme relato ao qual o Jornal Midiamax teve acesso.

Na ocupação ocorrida em março deste ano, um índio precisou ser levado ao hospital por causa de ferimento provocado por disparo de arma de fogo. Naquela ocasião, o clima tenso na localidade chegou a ser registrado em vídeo e divulgado pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Nessa mesma época, um homem que fazia trilha de bicicleta na Reserva Indígena foi feito refém na Aldeia Jaguapiru e resgatado por uma equipe da Força Tática da Polícia Militar.​

Confira o vídeo.