Um grupo de jornalistas denunciou, por meio das redes sociais, um episódio de violência sofrido nesta quarta-feira (22), durante a uma retomada indígena em , a 412 km de Campo Grande. No mesmo dia, indígenas relataram que uma família foi sequestrada nos arredores da cidade. Boletim de ocorrência registrado na delegacia de Iguatemi revela que um fazendeiro foi preso na noite desta quarta.

Conforme vídeo divulgado pelos jornalistas, entre eles um estrangeiro, a equipe foi até o local após receber informações de que indígenas haviam sido sequestrados na região, no entanto, ao chegar ao local foram cercados e agredidos por 30 homens encapuzados.

“Estávamos indo para uma retomada documentar a luta pela terra dos Guarani. Nos identificamos como jornalistas e explicamos porque estávamos lá, mas umas 30 pessoas com capuz na cabeça vieram até nós com caminhonetes e simplesmente nos bateram”.

Um dos jornalistas, que é canadense, relatou que teve a câmera, equipamentos e até o passaporte roubados. Eles também denunciam que chegaram a pedir ajuda à Polícia Militar, mas foram ignorados.

“Vimos a raiva de maneiro que nunca tínhamos visto, com facas no rosto, eles tremiam de raiva. A Polícia Militar passou por nós, pedimos ajuda, mas não fizeram nada. Só escapamos depois que pegaram tudo do carro”, relatam.

Segundo relatos, uma família Guarani Kaiowá foi sequestrada quando estavam a caminho de Aty Guasu. “Foram sequestrados o pai, a mãe, grávida de 7 meses, e os dois filhos. Ainda não se sabe o paradeiro da família”, disse a advogada Talitha Camargo, ao Jornal O Globo.

Confira o vídeo:

Segundo o Delegado Eduardo Pereira, a PF () e Força Nacional realizaram diligências na região na noite desta quarta-feira (22). A reportagem do Midiamax entrou em contato com fazendeiros da região, mas foi informada que não havia ocupação no local.

“A PF acompanhou o caso e realizou diligências nas localidades próximas à aldeia e instaurou Notícia de Crime em Verificação”, informou a PF.

Fazendeiro preso por posse de armas

Na noite desta quarta-feira (22), uma equipe da Polícia Federal esteve na região de Iguatemi, após serem acionadas pela DPU (Defensoria Pública da União), para atender um possível conflito indígena com fazendeiros em Iguatemi.

Como não tinham um endereço, os policiais visitaram diversas propriedades rurais em busca da área de conflito, até que chegaram à fazenda Pássaro Preto. No local, os agentes conversaram com o proprietário que relatou que não estava ocorrendo nenhum conflito com indígenas, no entanto, ao passar por uma janela da casa os policiais identificaram 88 munições calibre 12.

O proprietário foi preso em flagrante por posse irregular de munição e arma de fogo.