Secretarias se desmentem sobre suposto caso de Creutzfeldt-Jakob

SES descarta que morte tenha sido causada por doença
| 31/07/2015
- 00:09
Secretarias se desmentem sobre suposto caso de Creutzfeldt-Jakob

SES descarta que morte tenha sido causada por doença

Ao contrário do que afirmou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) descarta que a morte do homem de 67 anos ocorrida no HU () no dia 27 deste mês tenha sido supostamente causada pela doença Creutzfeldt-Jakob. Em nota a SES garante que exames iniciais apontaram para alterações em proteínas causadas por uma doença priônica, que tem como característica o quadro neurológico e degenerativo.

Ainda de acordo com informações da SES, diante dos exames iniciais realizados através da coleta de sangue do paciente durante o seu tratamento, qualquer suspeita relacionada à doença de Creutzfeldt-Jakob está descartada. De acordo com o relatório de atendimento hospitalar, o paciente já apresentava sintomas e estava em acompanhamento há dois anos.

Ainda com base no relatório hospitalar, durante este período foram registrados transtornos psiquiátricos, perda de memória e há aproximadamente quatro meses, o paciente já apresentava um quadro de dificuldades motoras nos membros inferiores e superiores e desorientação.

A SES garante ainda que a amostra de sangue colhida no Lacen-MS (Laboratório Central de Saúde Pública) será encaminhada para análise no laboratório de referência localizado no Hospital Antônio Cândido Camargo (A.C.Camargo) em São Paulo. A análise verificará a origem da doença, já que a além de ser rara, a doença priônica em humanos pode ser causada por herança genética, contaminação cirúrgica, consumo de carne contaminada ou de maneira esporádica.

O caso está sendo investigado para verificar se a origem tenha ocorrido através de herança genética ou esporádica. De acordo com a secretaria, a contaminação através do consumo de carne está completamente descartado, já que Mato Grosso do Sul não apresenta histórico ou qualquer ocorrência, em animais bovinos, relacionada à doença.

 

Veja também

Nesta semana deve chover e chegada de nova frente fria vai derrubar as temperaturas

Últimas notícias