Motoristas afirmam que dupla sinalização atrapalha

Semáforo ou faixa de pedestre? Enquanto várias partes da cidade reclamam por um dos recursos para ordenar o trânsito, a Agetran instalou logo tudo na rua 15 de Novembro, entre o Camelódromo e o Mercadão Municipal. Mas, em vez de ajudar, o exagero acaba atrapalhando motoristas e pedestres que passam pelo local e continuam disputando o espaço.

O vendedor Ricardo Silveira, de 35 anos afirma que gera confusão. “As pessoas nem olham para o sinal, já estão acostumadas com a faixa”, fala. Durante o tempo no qual a equipe de reportagem do Midiamax esteve no local, vários condutores de carros ou motos se confundiram e acabaram passando com o sinal vermelho, e pedestres cruzaram a faixa com o sinal verde para os veículos.

Em 40 minutos flagramos motoristas que não observavam o sinal fechado e continuavam a trafegar pela via, e não só os motoristas mas, os pedestres também, como foi o caso da vendedora Maria Aparecida, de 35 anos. “Não da para saber, porque se tem a faixa o pedestre tem preferência, e ai acaba confundindo um pouco”, admite.

Para o motorista Ailton dos Santos, de 21 anos gera confusão “Uma sinalização já era suficiente”, diz, outro motorista que também concorda que apenas uma sinalização seria suficiente “O ideal seria apenas o semáforo, não os dois”, fala Carlos Chaves, motorista.

No local não há a presença de guardas para auxiliar a confusão feita por pedestres e motoristas. A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou através de e-mail, que a instalação do semáforo na faixa de pedestres faz parte do reordenamento do trânsito na região, e que  a sinalização semafórica seria para evitar que a todo momento os veículos parem para travessia dos pedestres. A agência ainda afirma que disponibiliza agentes de trânsito periodicamente para o local.