Cemitérios públicos são preparados para receber 80 mil visitantes no feriado
Nesta quarta-feira já foi possível encontrar pessoas fazendo a limpeza dos túmulos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta quarta-feira já foi possível encontrar pessoas fazendo a limpeza dos túmulos
Os preparativos para o Dia de Finados, a próxima segunda-feira (2 de novembro), estão sendo finalizados nos cemitérios de Campo Grande. Este ano, a data tradicionalmente conhecida como a que parentes já falecidos são homenageados nos cemitérios, cairá em uma segunda-feira, mas nesta quarta-feira (28) já foi possível encontrar pessoas fazendo limpeza nos túmulos. Este ano são esperados pelo menos 80 mil visitantes de sexta-feira (30) até dia 2 de novembro.
O técnico de enfermagem, Celso Sabará, de 34 anos, aproveitou que a movimentação ainda é pequena e foi até o cemitério São Sebastião, conhecido como Cruzeiro, com a esposa e a sogra para fazer algumas melhorias no túmulo da avó de sua sogra. “Reformamos na semana passada e hoje viemos para limpar e deixar tudo no jeito para semana que vem”, conta Celso.
Celso relata que todos os anos costuma ir ao cemitério para deixar tudo arrumado para a visita dos familiares, mas sempre uma semana antes porque quanto mais perto da data mais movimentado fica o cemitério. “Vou arrumar tudo hoje e na segunda volto com a família. No dia o movimento é tão grande que até assusta”, destaca Celso.
De acordo com a Prefeitura de Campo Grande a partir da próxima sexta-feira (30) fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) estarão acompanhando a atuação de vendedores ambulantes nas imediações dos cemitérios Santo Antonio, Santo Amaro e São Sebastião (Cruzeiro). A prefeitura explica que atuação dos fiscais começa quatro dias antes do feriado porque a expectativa é que muitas pessoas antecipem a ida aos locais.
Os fiscais estarão presentes nos cemitérios municipais para orientar quem estiver vendendo artigos alusivos ao dia, como velas e flores e impedir que este tipo de comércio atrapalhe a movimentação dos visitantes nestes locais. De acordo com o chefe da divisão de fiscalização da Semadur, Antonio Celso da Costa, as regras continuam as mesmas de anos anteriores. Os ambulantes devem permanecer à distância mínima de 100 metros da entrada principal dos cemitérios.
Para facilitar o acesso aos túmulos, a Semadur irá disponibilizar três computadores para o Cemitério Santo Amaro, dois para o Santo Antonio e outros dois para o São Sebastião para auxiliar os visitantes na localização. No Cemitério Santo Amaro estão sepultadas 41 mil pessoas; no Santo Antonio existem 13.996 sepultados e no São Sebastião outros 27 mil.
“Como o movimento nos três cemitérios é grande nesta data, temos que facilitar o acesso e permitir uma visitação tranquila. Além dos computadores disponibilizados em cada cemitério, a pessoa poderá consultar online de qualquer outro local”, informou o chefe da divisão de fiscalização da Semadur, Antonio Celso.
A prefeitura informou ainda que no Dia de Finados, a tarifa do transporte coletivo da Capital será de R$ 1,20 para quem possui o cartão. (Texto sob supervisão de Marta Ferreira)
Notícias mais lidas agora
- ‘Querem tirar o pouco lazer do trabalhador’: público repudia operação que fechou bares da 14
- Barroso diz que CNJ só manteve evento nacional em MS após escândalo para evitar ‘pré-julgamento’
- VÍDEO: Seringueira centenária cai, atinge 5 carros, duas casas e interdita rua
- Operação fecha bares da 14 e três proprietários são levados para a delegacia em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Brasil vive uma epidemia de processos judiciais’, diz Barroso durante evento em Campo Grande
Ministro faz palestra sobre tecnologia, comunicação e sustentabilidade do Poder Judiciário
Ucrânia: Zelensky sinaliza que está aberto a negociar um acordo de paz
Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky está mudando sutilmente sua retórica sobre o fim da guerra
SES registra duas novas mortes por Covid-19 e número de óbitos sobre para a 129 em MS
Informações constam no boletim epidemiológico referente a semana 48
Fiscalização desarticula esquema ilegal de venda de lentes e exames oftalmológicos
Ação foi realizada em Três Lagoas e identificou grupo de São Paulo que atuava em MS e outras regiões do país
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.