Os cartórios eleitorais de estão fechados nesta quinta (2) e sexta-feira (3). Assim, eleitores podem realizar serviços pelas plataformas do (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

De casa, os eleitores podem emitir certidões eleitorais, realizar consultas de situação eleitoral e de local de votação. Além de emitir a guia de multas por ausência às eleições e regularizar a situação eleitoral.

Segundo o TRE-MS, desde quarta-feira (1º) os cartórios estão fechados, devido ao Dia de Todos os Santos. Já na quinta e sexta-feira serão suspensos os serviços presenciais devido ao Dia de e ponto facultativo, respectivamente.

Por fim, vale lembrar que os prazos que começam ou acabam nos dias mencionados ficam prorrogados para a segunda-feira (6).

Como regularizar o título?

Eleitores que possuem multas pendentes com a Justiça Eleitoral podem quitar os débitos por meio do e-Título. O aplicativo agora gera QrCode para Pix e boleto para pagamento online.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os eleitores podem usar até cartão de crédito para quitar os débitos decorrentes de ausência às urnas ou ao posto de trabalho nas eleições. Em ambas as situações, a multa é gerada pela falta de justificativa dentro do prazo eleitoral.

Assim, para realizar a quitação e regularizar a situação eleitoral, basta baixar o aplicativo e-Título, disponível para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. E então clicar em ‘Quitação de Multas' e selecionar a forma de pagamento desejada.

O cidadão também pode solicitar emissão do título pelo aplicativo. Conforme o Tribunal, o processo é totalmente virtual. Além disso, quem já possui o título pode alterar as informações pelas plataformas do TSE ou pelo aplicativo do e-Título.

Eleitores também podem solicitar alistamento, revisão e transferência. Assim, basta preencher o formulário do Título Net com os dados pessoais e anexar imagens da documentação solicitada.

Entre os documentos, estão frente e verso do documento oficial de identificação, comprovante de residência e comprovante de quitação militar (apenas para o alistamento de homens de 18 a 45 anos). Além de fotografia segurando o documento oficial de identificação.

Por fim, eleitores podem conferir a situação eleitoral e solicitar impressão do título de eleitor, justificativa de ausência às urnas, emissão de certidões eleitorais e de guia para pagamento de multas.