Com cartórios fechados, confira quais serviços eleitorais podem ser feitos de casa
Eleitores podem regularizar a situação com a Justiça Eleitoral pelo celular
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os cartórios eleitorais de Mato Grosso do Sul estão fechados nesta quinta (2) e sexta-feira (3). Assim, eleitores podem realizar serviços pelas plataformas do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).
De casa, os eleitores podem emitir certidões eleitorais, realizar consultas de situação eleitoral e de local de votação. Além de emitir a guia de multas por ausência às eleições e regularizar a situação eleitoral.
Segundo o TRE-MS, desde quarta-feira (1º) os cartórios estão fechados, devido ao Dia de Todos os Santos. Já na quinta e sexta-feira serão suspensos os serviços presenciais devido ao Dia de Finados e ponto facultativo, respectivamente.
Por fim, vale lembrar que os prazos que começam ou acabam nos dias mencionados ficam prorrogados para a segunda-feira (6).
Como regularizar o título?
Eleitores que possuem multas pendentes com a Justiça Eleitoral podem quitar os débitos por meio do e-Título. O aplicativo agora gera QrCode para Pix e boleto para pagamento online.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os eleitores podem usar até cartão de crédito para quitar os débitos decorrentes de ausência às urnas ou ao posto de trabalho nas eleições. Em ambas as situações, a multa é gerada pela falta de justificativa dentro do prazo eleitoral.
Assim, para realizar a quitação e regularizar a situação eleitoral, basta baixar o aplicativo e-Título, disponível para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. E então clicar em ‘Quitação de Multas’ e selecionar a forma de pagamento desejada.
O cidadão também pode solicitar emissão do título pelo aplicativo. Conforme o Tribunal, o processo é totalmente virtual. Além disso, quem já possui o título pode alterar as informações pelas plataformas do TSE ou pelo aplicativo do e-Título.
Eleitores também podem solicitar alistamento, revisão e transferência. Assim, basta preencher o formulário do Título Net com os dados pessoais e anexar imagens da documentação solicitada.
Entre os documentos, estão frente e verso do documento oficial de identificação, comprovante de residência e comprovante de quitação militar (apenas para o alistamento de homens de 18 a 45 anos). Além de fotografia segurando o documento oficial de identificação.
Por fim, eleitores podem conferir a situação eleitoral e solicitar impressão do título de eleitor, justificativa de ausência às urnas, emissão de certidões eleitorais e de guia para pagamento de multas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Madalena exige dinheiro que Osmar roubou de sua família: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Bia destrói fotos tiradas por Beto para a campanha: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.