Tendência: Brasil triplica o número de veículos elétricos em três anos

Crescente preocupação com o meio ambiente e a busca por soluções mais sustentáveis levaram ao crescimento.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Carros elétricos Tesla
Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

Aumentou consideravelmente o número de veículos elétricos no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), triplicou o número de carros deste tipo em circulação no País nos últimos três anos.

A crescente preocupação com o meio ambiente e a busca por soluções mais sustentáveis no setor de transporte levaram ao crescimento na demanda por carros elétricos e híbridos.

De acordo com a ABVE, a tendência é impulsionada tanto pelo avanço tecnológico dos veículos elétricos quanto pelas políticas públicas que visam incentivar a sua adoção, como isenções fiscais e a ampliação da infraestrutura de recarga, por exemplo.

Entretanto, apesar do crescimento, ainda há desafios a serem superados para a popularização desses veículos no Brasil. Um dos principais obstáculos é o alto custo de aquisição, que ainda dificulta o acesso a essa tecnologia por parte da população em geral. Além disso, a infraestrutura de recarga ainda é limitada, o que gera preocupações quanto à autonomia dos veículos elétricos em longas viagens.

Para ajudar nesse desenvolvimento, a 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, lidera a Aliança pela Mobilidade Sustentável – que inclui outras 11 empresas parceiras.

A iniciativa integra o DriverLAB, centro de soluções 100% focadas nos motoristas parceiros da 99 e que pretende chegar a uma frota de 10 mil veículos elétricos híbridos na plataforma até 2025, bem como contribuir para a criação de 10 mil estações de carregamento públicas no mesmo período.

Destaque no mundo

O avanço que ocorre aqui no Brasil vai de encontro com as ações desenvolvidas no restante do mundo. A China, por exemplo, destaca-se como líder global na adoção de veículos elétricos. Com uma população cada vez mais preocupada com a qualidade do ar e o impacto ambiental, o país asiático tem investido massivamente na eletrificação de sua frota veicular.

Empresas como a DiDi Chuxing têm desempenhado um papel fundamental na popularização dos carros eletrificados compartilhados na China. Com a oferta desses automóveis de forma acessível e uma infraestrutura robusta, os serviços de compartilhamento têm se tornado uma opção cada vez mais popular para o transporte urbano.

Além da China, outros países também estão avançando no uso dos elétricos. Na Noruega, por exemplo, os veículos elétricos representam mais da metade das vendas de carros novos, impulsionados por incentivos fiscais, redução de pedágios e estacionamento gratuito.

Já nos Estados Unidos, a Califórnia lidera o caminho na adoção de veículos elétricos, incentivando a infraestrutura de recarga e oferecendo subsídios para a compra desses veículos.


OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da 99 Tecnologia Ltda

Conteúdos relacionados