Cerca de 26 repatriados da Faixa de Gaza voltaram ao Brasil nesta quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República. Em nota, o Governo Federal declarou que a nova etapa da Operação Voltando em Paz desembarcou os passageiros com a aeronave VC-2 190, da Força Aérea Brasileira (FAB), aterrissando às 11h20 na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos.

Desse total, 17 passageiros foram deslocados para um abrigo, no interior de São Paulo. Os outros nove foram encaminhados para suas famílias, que moram na capital do estado. A ação interministerial do governo brasileiro está sendo coordenada pela Senajus/MJSP (Secretaria Nacional de Justiça do e Segurança Pública).

“Uma equipe de assistência acompanhou os repatriados no voo de para Guarulhos e nos ônibus da cidade até o abrigo, com escolta da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Entre eles, representantes dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social, além, claro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os repatriados tiveram atendimento médico e alimentação completa durante o voo”, declarou o Ministério de Relações Exteriores.

Os repatriados terão no abrigo acompanhamento psicossocial de 15 a 30 dias e contarão com o apoio de equipes do Ministério da Saúde. Em uma ação intersetorial do SUS (Sistema Único de Saúde), uma articulação com as equipes locais, secretarias estaduais e municipais de Saúde também será feita.

Segundo a União, o abrigo tem quartos individuais, cozinha comum e refeitório. Lá os abrigados terão acesso a alimentação, de português, atividades socioeducativas e acompanhamento psicossocial da equipe do Suas (Sistema Único de Assistência Social).

Os repatriados que deixaram a Faixa de Gaza e chegaram, na noite de segunda-feira (13), receberam atendimento psicológico e médico. Também tiveram a oportunidade de regularização migratória de documentos ao longo da terça-feira (14), no hotel da Base Aérea de Brasília. No total, chegaram ao Brasil 32 pessoas, sendo que 28 ficaram hospedadas no hotel, e quatro foram encaminhadas aos familiares que vivem na capital federal.