Decretada intervenção federal no DF após invasão dos Três Poderes; MS registra manifestações
Presidente estava em Araraquara e defendeu punição a manifestantes
Adriel Mattos, Guilherme Cavalcante, Ranziel Oliveira, Renata Portela, João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou na tarde deste domingo (8) intervenção federal no Distrito Federal. A medida se aplica à segurança pública, após manifestação culminar na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal).
“Vamos descobrir quem são os financiadores desses atos e faremos que paguem com a força da lei”, disse Lula.
Em entrevista coletiva à imprensa em Araraquara (SP), o presidente leu o decreto, que normatiza a intervenção até 31 de janeiro. O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli – que é civil – será o interventor federal.
Mais cedo, Lula foi à Araraquara verificar os danos de uma tempestade, quando retornou à sede do Governo Federal. “Vimos aqueles vândalos invadindo. Há má vontade das forças de segurança do Distrito Federal”, afirmou.
Brasília sitiada
Manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que iniciaram protesto na tarde de hoje em Brasília (DF), invadiram o Congresso Nacional e demais sedes dos Poderes, como Palácio do Planalto, de onde o presidente Lula despacha, e do STF (Supremo Tribunal Federal).
Devido a grande repercussão e magnitude das invasões, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), exonerou o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, que é ex Ministro de Justiça do governo Bolsonaro. A motivação é que o secretário recém-empossado foi omisso diante das claras ameaças de invasão, conforme era apontado nas redes sociais ao longo da semana.
A polícia só agiu horas depois da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, ser sitiada.
Há dias que caravanas de manifestantes bolsonaristas chegavam à Brasília e eram noticiadas pela imprensa nacional. No começo da tarde do domingo, multidões marcharam rumo à Esplanada e furaram bloqueio imposto por policiais militares do DF. Antes dos manifestantes invadirem os Três Poderes, poucos militares in loco tentaram conter a multidão com spray de pimenta.
Leia o decreto de intervenção federal:
Manifestação em Campo Grande
Após as invasões em Brasília, manifestantes em Campo Grande começaram a se deslocar para a região central da Capital. Da praça do Rádio Clube, por volta das 15h, carreatas começaram a se deslocar para a Avenida Duque de Caxias, onde se encontra a sede do CMO (Comando Militar do Oeste), onde desde outubro apoiadores ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fazem acampamento. Até o início desta noite, a via estava totalmente ocupada por manifestantes.
Por volta das 17h, uma segunda carreata com grande número de manifestantes chegou ao local, composta por pessoas de todas as idades, inclusive idosos e crianças. Mais cedo, a reportagem confirmou junto ao comandante-geral da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), coronel Marcos Paulo Gimenez, que equipes acompanham a manifestação.
O Jornal Midiamax acompanha a manifestação no local. Esta matéria pode ser atualizada com novas informações.
Porta de gabinete foi vandalizada em manifestação
Durante invasão ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao STF em Brasília neste domingo (8), manifestantes contrários à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) arrancaram a porta do gabinete do Ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Em vídeo que circula nas redes sociais, um idoso aparece segurando a porta e grita: “Vem buscar sua porta Alexandre”. Veja:
Manifestantes invadem STF e roubam porta da sala de Alexandre de Moraes. Terroristas destruiram portas, queimaram arquivos e riscaram mesas. Prejuizos serão pagos com nosso dinheiro. pic.twitter.com/B7r0V7OXUs
— Opinião e Fatos ?? (@opiniaofato) January 8, 2023
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
No Nova Lima, várias ruas estão alagadas
Peças de marca a partir de 10 reais serão vendidas em bazar no domingo em Campo Grande
Itens terão até 90% de desconto no Breshop
Filha de Neymar, Helena é hospitalizada e mãe fica desesperada: “Sem chão”
Amanda Kimberlly contou que a pequena Helena, sua filha com Neymar Jr, está hospitalizada; saiba detalhes da situação da menina
Organizações civis pedem mudanças nas regras para IA na Câmara
Projeto foi aprovado de forma simbólica no Plenário do Senado Federal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.