Tebet vai ao TSE contra vídeo de Bolsonaro sobre prova de vida nas urnas
A presidenciável pelo MDB, Simone Tebet, entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira, 23, contra a campanha do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) pela veiculação de propaganda eleitoral que diz que pensionistas e aposentados podem fazer “prova de vida direto nas urnas”. O vídeo afirma que o governo […]
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A presidenciável pelo MDB, Simone Tebet, entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira, 23, contra a campanha do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) pela veiculação de propaganda eleitoral que diz que pensionistas e aposentados podem fazer “prova de vida direto nas urnas”.
O vídeo afirma que o governo federal “acabou com o deslocamento desnecessário para os beneficiários” e que apenas o voto “já é suficiente para garantir os benefícios do INSS”. Depois, finaliza com pedido de voto para Bolsonaro.
Os advogados de Tebet apontam que a propaganda induz o eleitor ao erro ao sugerir que é preciso votar em Bolsonaro para continuar a ter acesso aos benefícios da Previdência Social.
“A propaganda transmite informação falsa de que o eleitor com mais de 70 anos de idade, cujo voto é facultativo, somente terá assegurado o benefício mediante o voto, quando em verdade o eleitor facultativo pode realizar a prova de vida comparecendo à uma seção eleitoral, mas não é obrigado a votar, nem tão pouco que votar no ’22’ é a forma de assegurar seu direito”, escrevem na petição.
A campanha também argumenta que não fica claro se o material se trata de uma propaganda institucional ou de propaganda eleitoral, confundindo o eleitor. Um dos motivos para essa confusão é o emprego de símbolos e imagens da Justiça Eleitoral, o que é crime punível com detenção de seis meses a um ano.
Notícias mais lidas agora
- Acidente envolvendo ônibus com 50 passageiros paraguaios deixa nove feridos no Paraná
- Trio que morreu em acidente na BR-163 em MS tinha entre 67 e 89 anos
- Banco de dados com 201 DNAs de familiares em MS ajuda a colocar fim na busca por desaparecidos
- Deam investiga 7 registros de vítimas de motociclistas assediadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Mãe e filho morreram em acidente na BR-163 entre caminhonete e caminhão
A batida foi frontal entre os veículos
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 76 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo
Prevenção a varizes e outros dois projetos são analisados pelos vereadores de Campo Grande nesta terça
Vereadores de Campo Grande analisam três projetos na sessão desta terça-feira (3)
Mani Rego choca com resultado de combo de plásticas: “Chora, Davi”
Mani Rego investiu pesado nas beleza e realizou um combo de cirurgias plásticas; veja como ficou o novo corpo da empresária
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.