Jogador de MS chega ao Brasil nesta terça, junto com outros 39 atletas que estavam na Romênia
Eles estavam em Bucareste, capital da Romênia, e voltaram em voo comercial
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Alguns jogadores evacuados da Ucrânia por causa da ação militar da Rússia, chegaram ao Brasil nesta terça-feira (1º), incluindo o sul-mato-grossense Ismaily Gonçalves dos Santos, de 32 anos, do Shakhtar Donetsk. De acordo com o Itamaraty, eles estavam em Bucareste, capital da Romênia, e voltaram em voo comercial. Ao chegarem, foram recebidos por familiares que os aguardavam no aeroporto do Rio e de São Paulo.
Em uma publicação feita por um dos jogadores, mostrando o grupo no aeroporto Marcos Santonio agradece ao apoio e desabafa sobre os momentos que teve no país em guerra. “O medo e o terror quase nos dominaram, mas sempre acreditamos que sairíamos ilesos de lá. Obrigado a todos que oraram por nós”, declarou.
Ver essa foto no Instagram
“A Embaixada do Brasil na #Romênia prestou apoio a 40 brasileiros, jogadores de futebol e familiares, que deixaram a Ucrânia por meio da fronteira com a Romênia. São jogadores de diversos times de futebol ucranianos”, informou o Itamaraty por meio de rede social.
O Itamaraty informou ainda que o transporte para Bucareste foi custeado pela Uefa (União das Federações Europeias de Futebol). De acordo com a pasta, um dos brasileiros que acompanhava o grupo pretende retornar à Ucrânia, “caso o conflito se encerre proximamente” e decidiu permanecer na Romênia pelos próximos dias.
A ofensiva russa na Ucrânia já atingiu a capital do país. Por conta disso, a Embaixada do Brasil lançou um comunicado aos brasileiros que ainda estão lá, recomendando que deixem Kiev “com urgência”, em direção às fronteiras com a Polônia, Romênia ou a fronteira norte da Moldávia.
A embaixada tem publicado no grupo do Telegram informações sobre horários de trens saindo de Kiev. Quem pretende deixar a capital tem que se dirigir à estação central da capital antes do início do toque de recolher às 20h.
Para os brasileiros que se encontram nas cidades de Kharkiv e Kherson, a recomendação é permanecer onde estão, buscar abrigo seguro e manter as autoridades brasileiras informadas.
A embaixada disse ainda para os que pretendem sair do país usando automóveis, que as rodovias que levam em direção à Polônia estão “relativamente seguras”.
“Aos brasileiros que se encontram em outras localidades do país, recomenda-se avaliar as condições pessoais de segurança e, caso seja possível, procurar embarcar em trem para a fronteira mais próxima, informando a embaixada de seu deslocamento”, recomenda a Embaixada do Brasil em Kiev.
*Com informações da Agência Brasil
Notícias mais lidas agora
- ‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
- VÍDEO: Perseguição a traficante mobiliza helicóptero da PRF e termina com motorista preso em Dourados
- Inspeção identifica racionamento de água, falta de ventilação e superlotação em presídio
- Justiça mantém prisão de militar que atirou três vezes contra rapaz em Campo Grande
Últimas Notícias
Mesmo com otimismo de representante do setor, comerciantes do Centro reclamam de movimento ‘fraco’
Segundo Fecomércio, movimentação deve ser de R$ 1,27 bilhão em MS
Dólar cai com China e commodities, após ajuste de alta na abertura
No radar está a decisão do Copom, na quarta-feira, 11,
Idosa cai em golpe do pix e perde quase R$ 10,5 mil em MS
A vítima recebeu uma mensagem em seu WhatsApp de um suposto gerente bancário
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.