Jogador de MS chega ao Brasil nesta terça, junto com outros 39 atletas que estavam na Romênia

Eles estavam em Bucareste, capital da Romênia, e voltaram em voo comercial

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Alguns jogadores evacuados da Ucrânia por causa da ação militar da Rússia, chegaram ao Brasil nesta terça-feira (1º), incluindo o sul-mato-grossense Ismaily Gonçalves dos Santos, de 32 anos, do Shakhtar Donetsk. De acordo com o Itamaraty, eles estavam em Bucareste, capital da Romênia, e voltaram em voo comercial. Ao chegarem, foram recebidos por familiares que os aguardavam no aeroporto do Rio e de São Paulo.

Em uma publicação feita por um dos jogadores, mostrando o grupo no aeroporto Marcos Santonio agradece ao apoio e desabafa sobre os momentos que teve no país em guerra. “O medo e o terror quase nos dominaram, mas sempre acreditamos que sairíamos ilesos de lá. Obrigado a todos que oraram por nós”, declarou.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Marcos Antonio (@marcosantonio)

 

“A Embaixada do Brasil na #Romênia prestou apoio a 40 brasileiros, jogadores de futebol e familiares, que deixaram a Ucrânia por meio da fronteira com a Romênia. São jogadores de diversos times de futebol ucranianos”, informou o Itamaraty por meio de rede social.

O Itamaraty informou ainda que o transporte para Bucareste foi custeado pela Uefa (União das Federações Europeias de Futebol). De acordo com a pasta, um dos brasileiros que acompanhava o grupo pretende retornar à Ucrânia, “caso o conflito se encerre proximamente” e decidiu permanecer na Romênia pelos próximos dias.

A ofensiva russa na Ucrânia já atingiu a capital do país. Por conta disso, a Embaixada do Brasil lançou um comunicado aos brasileiros que ainda estão lá, recomendando que deixem Kiev “com urgência”, em direção às fronteiras com a Polônia, Romênia ou a fronteira norte da Moldávia.

A embaixada tem publicado no grupo do Telegram informações sobre horários de trens saindo de Kiev. Quem pretende deixar a capital tem que se dirigir à estação central da capital antes do início do toque de recolher às 20h.

Para os brasileiros que se encontram nas cidades de Kharkiv e Kherson, a recomendação é permanecer onde estão, buscar abrigo seguro e manter as autoridades brasileiras informadas.

A embaixada disse ainda para os que pretendem sair do país usando automóveis, que as rodovias que levam em direção à Polônia estão “relativamente seguras”.

“Aos brasileiros que se encontram em outras localidades do país, recomenda-se avaliar as condições pessoais de segurança e, caso seja possível, procurar embarcar em trem para a fronteira mais próxima, informando a embaixada de seu deslocamento”, recomenda a Embaixada do Brasil em Kiev.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

lula

Newsletter

Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.