Luiz Inácio da Silva (PT) saiu na frente no 2º turno em disputa contra Jair Bolsonaro e foi eleito o 39º presidente da República neste domingo (30). Ele se reuniu a apoiadores e representantes políticos em para o primeiro discurso desde a vitória na noite de hoje.

Durante seu pronunciamento, o presidente eleito disse que pretende restabelecer a paz entre os divergentes.

“Estou aqui para governar esse país numa situação muito difícil. Mas tenho fé que com a ajuda do povo, nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente. E a gente possa inclusive restabelecer a paz entre as famílias, os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos, e o Brasil”, afirmou Lula.

Ele ainda agradeceu a Deus pelas oportunidades que teve na vida e afirmou viver em um momento de ressurreição política.

“Enfrentamos um adversário, um candidato, enfrentamos a máquina do estado brasileiro colocada a serviço [de um candidato]”.

Vencedor é o povo brasileiro

Ao mencionar sua disputa com Jair Bolsonaro à presidência, Lula disse que, apesar do povo estar dividido, não existem dois países. Além disso, o único vencedor de hoje foi o povo brasileiro.

“Eleições da nossa história, que colocou frente a frente dois projetos opostos de país […] O Brasil tem um único vencedor: o povo brasileiro”

Lula ainda ressaltou não ser uma vitória do PT, mas sim de um movimento em prol da .

“Não é uma vitória minha ou do PT, mas de um imenso movimento democrático, que se formou acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais, das ideologias, para que a democracia saísse vencedora”, discursou Lula.

Propostas de eleição

Dentre as propostas elencadas em seu governo, Lula mencionou acabar com a fome, com a miséria do Brasil, retomar o programa Minha Casa, Minha Vida, bem como projetos de inclusão. Também mencionou o reforço de políticas públicas na defesa do meio ambiente, especialmente da Amazônia, criação de um país mais sustentável e coibir o desmatamento ilegal.

A pacificação ambiental e valorização dos povos indígenas também foram tópicos mencionados em primeiro discurso. “Não nos interessa uma guerra para o meio ambiente, pois estamos prontos para protegê-lo”, disse Lula.

Expectativas para 1º de janeiro

Lula também ressaltou que o Brasil deve se unir novamente independente das diferenças políticas e que sua vitória marca uma nova era para o governo.

“No que depender de nós, não faltará amor neste país, vamos cuidar com muito carinho do Brasil e do povo brasileiro. Vamos viver um novo tempo de paz, amor e esperança. Um tempo em que o povo brasileiro tenha de novo o direito de sonhar”.

Lula também usou o palanque para fazer agradecimentos, em especial ao vice-presidente Geraldo Alckmin, Fernando Haddad, Marina Silva, apoiadores políticos, eleitores e sua esposa, Janja da Silva.

Ao fim do discurso, o presidente eleito reforça que sua principal missão é reconstruir o país e o povo brasileiro.

“O Brasil é minha causa, o povo é minha causa e combater a miséria é a razão da minha vida”, concluiu Lula.