O vazamento de um áudio do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) causou polêmica nesta sexta-feira (4) após comentários sexistas e misóginos sobre as refugiadas ucranianas. A mensagem teria sido enviada em viagem à Ucrânia, onde o deputado afirma ter atuado para auxiliar a população do país invadido pela Rússia.

Conhecido como ”mamãe falei”, Arthur do Val, que esteve na Ucrânia no início da semana para ”ver o que estava acontecendo”, disse em áudio que  as mulheres europeias e as ucranianas ”são fáceis porque são pobres”.

“E detalhe: elas olham. E vou te dizer: são fáceis, porque elas são pobres. E aqui, cara, a minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história. Não peguei ninguém. Mas eu ‘colei' em duas ‘minas', que a gente não tinha tempo, em dois grupos de ‘minas'. E, assim, é inacreditável a facilidade. Essas ‘minas' em São Paulo se você dá bom dia elas iam cuspir na tua cara. E aqui elas são supersimpáticas, super gente boa. É inacreditável”, disse o deputado.

Em outro áudio, ele diz que as mulheres são interesseiras e deixa claro seu esteriótipo: “Assim, elas são ‘gold diggers' [interesseiras] que se chama, né? O Renan faz uma viagem todo ano, é que nos últimos três anos ele não fez, ele chama Tour de Blonde. O que ele faz: ele viaja os países só para pegar loiras. Só que ele tem técnicas já. Ele já está avançado. (…) Ele me deu umas dicas”.

Consequências do áudio

Giulia Blagitz com quem tinha um relacionamento, resolveu por um ponto final na relação após a polêmica. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo ela deixou claro que ambos ”seguiriam em caminhos diferentes”, e preferiu se ausentar das redes sociais.

Pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro (Podemos) disse ter rompido com do Val

Após o vazamento da mensagem de voz, o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) lamentou e decidiu retirar o apoio à sua candidatura de deputado estadual ao governo de São Paulo. O rompimento com do Val foi anunciado por Moro, dois dias após o ex-juiz postar no um elogio a do Val por viajar à Ucrânia para, supostamente, auxiliar a resistência contra a invasão russa.

Confira a nota do ex-juiz na íntegra:

“Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. As declarações são incompatíveis com qualquer homem público.
Tenho uma vida pautada pela correção e pelo respeito a todos –tanto no campo público quanto na vida privada. Portanto, jamais comungarei com visões preconceituosas, que podem inclusive ser configuradas como crime.
Meu respeito incondicional às mulheres em geral e às ucranianas, em especial, porque além de todos os problemas diários enfrentados, precisam conviver com os horrores da guerra.
Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas quem têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige.
Sergio Moro”